Cursos online preparatorio Gestão de Produção - completo (gerencial e operacional)

Planejamento de Produção

Planejar a produção significa organizar os processos de produção, analisando tudo o que envolve o setor – equipamentos, equipe, matéria-prima, mobiliário, processos. Portanto, para planejar, a empresa precisa tanto conhecer o que tem quanto estabelecer o que se quer. O Planejamento da Produção busca fazer a ponte entre essas duas partes, evitando desperdício de tempo e dos recursos disponíveis. Assim, proporciona melhor resultado operacional, um melhor desempenho dos colaboradores e o uso mais eficiente dos equipamentos.

 

Fluxogramas do Processo de Produção

O fluxograma é um mapa dos processos realizados nos setores. O objetivo é organizar o local de trabalho, estabelecendo as responsabilidades de cada setor e orientando a equipe no dia a dia. Um fluxograma estabelece a sequência de uma determinada atividade, de forma que se consiga, ao seguir todos os passos estabelecidos, realizar cada um com eficiência e organização.

 

Análise de Tempos e Movimentos na Produção

Quem não conhece seu setor ou sua empresa, não consegue trabalhar adequadamente. A falta de ciência das etapas e controles de produção, do potencial dos equipamentos e dos funcionários é um indicativo de que o empresário (ou responsável) precisa rever suas atitudes urgentemente e começar a se inteirar da realidade da empresa. Aqui, poderá entender como fazer para não perder nenhuma informação relevante sobre os processos produtivos.

 

Inteligência no Planejamento do Calendário de Produção

O calendário de produção faz com que a empresa planeje o que será produzido para o setor de panificados, otimizando os recursos envolvidos, como mão de obra, equipamentos etc., visando uma maior produtividade. Assim, a empresa pode atender à demanda de consumo de produtos de fabricação própria dos clientes, reduzir a ruptura de produtos, potencializando assim as vendas.

 

Ordem de Produção

A Ordem de Produção consiste na relação de produtos e quantidades programadas para cada um, que é partilhada entre a loja e o setor de produção. A partir dela são fabricadas as receitas de acordo com o que foi programado. Por outro lado, permite que se acompanhe o desempenho de cada produto, verificando perdas, faltas ou sobras. Essas informações formam um relatório completo que ajuda ainda na organização do calendário de produção e para o planejamento da produção.

 

Controle de Ruptura de Produção Própria

O Controle de Ruptura de Produção Própria é uma ferramenta que permite à empresa monitorar o seu abastecimento e reposição, sem deixar faltar produtos aos clientes. Permite que se controle a falta de produtos fabricados pela própria empresa, fidelizando o cliente e proporcionando a ele a oportunidade de ter acesso ao um mix mais variado. Além de manter o espaço de vendas sempre bem abastecido.

 

Controle de Perdas na Produção

É importante para qualquer empresa fabricante de produtos saber se há desperdícios ou perdas em seu processo produtivo. Controlar as perdas na fabricação própria é um indicador importante para os custos da empresa; o índice de falhas pode deixar fazer boa parte do capital da empresa descer pelo ralo, principalmente em produções não automatizadas. Assim, saber o quanto se está desperdiçando é o primeiro passo para implantar medidas de correção dos processos, e gerenciar a produção para que ela possa ser cada dia mais eficiente.

 

Divisão de Tarefas

Dividir tarefas em uma empresa significa entender cada setor, os postos e quantidade de funcionários necessários em cada um. A partir daí, estabelecer a distribuição das atividades entre os colaboradores, possíveis rodízios entre os funcionários e mesmo a relação de atividades ao longo da semana. Com isso, pode-se obter maior eficiência e produtividade no setor, bem como um melhor ambiente de trabalho.

 

Cálculo de Produção

Calcular as quantidades exatas de ingredientes necessárias à produção faz com que a empresa tenha condições de controlar sua produção e a produtividade. Tomando-se a farinha como base, todos os ingredientes restantes são calculados em relação a ela, de forma a estabelecer uma proporção adequada à fabricação, que manterá a qualidade final dos produtos. Contribui-se assim, também, para reduzir desperdícios.

 

Almoxarifado

O Almoxarifado é um importante setor, consiste no lugar destinado ao armazenamento de produtos. No caso da padaria é o local em que é guardada a matéria-prima que será utilizada na fabricação própria. Pode-se ainda utilizá-lo para controlar os ingredientes que serão utilizados na produção. Nas empresas em que não existe a pré-pesagem, sua implantação é essencial para controle de matéria-prima.

 

Pré-pesagem

A pré-pesagem é um sistema de preparação prévia dos ingredientes de cada receita da produção. É realizada em local apropriado, por pessoa treinada e proporciona vários benefícios, desde um melhor uso do tempo pelos colaboradores ao controle do estoque de matéria-prima e menor desperdício, além da padronização das receitas e controle da qualidade dos produtos.

 

Etapas de Fabricação do Pão Francês

É importante que o empresário e seus colaboradores conheçam profundamente o pão francês: ingredientes, etapas de fabricação, planejamento da produção e tudo o que impacta na sua qualidade. A partir daí, é possível melhorar continuamente a qualidade do produto e todo o processo necessário à sua fabricação. Nada melhor em tão que detalhar cada etapa da produção do pão francês, conhecendo suas particularidades e como tornar a fabricação mais eficiente, da mistura ao forneamento.

 

Reconstrução de Massas para o Pão Francês

Não é raro que, ao final da jornada de trabalho, o pessoal da indústria se veja com grande sobra de massa. Para não perdê-la totalmente, também é comum que essa massa volte para a masseira. É válido o esforço, mas temos aí alguns problemas: o ajuntamento de massas prejudica a qualidade final do produto, pois perde-se toda a proporção de ingredientes, que é um dos fatores para se obter boa qualidade. Contudo, há maneiras adequadas de se aproveitar as sobras de forma adequada, fazendo-se uma reconstrução dessa massa, realinhando os ingredientes em níveis adequados à fabricação de uma nova masseira.

 

Cálculo de Fermentação do Pão Francês

Se uma produção é desorganizada, certamente o pão não chega á área de venda com a qualidade devida, fora do horário previsto, ou cheio de defeitos. Uma das causas desse desajuste certamente está ligada ao tempo de fermentação. O ajuste dessa etapa permite corrigir tecnicamente o tempo de fermentação para que o pão saia sempre no horário programado, trazendo melhor gerenciamento da produção, controle de qualidade e de abastecimento da loja. E certamente, mais vendas.

 

Planejamento de Produção do Pão Francês

Ninguém gosta de chegar para comprar pão e não encontrar nada nas gôndolas ou então ver apenas produtos com cara de velho. Portanto, é fundamental que a empresa planeje adequadamente a produção do pão francês para que o abastecimento das vascas seja garantido. Isso traz a confiança do cliente, além de mostrar que a fabricação acontece de maneira ajustada. E ainda é um sinal de organização.

 

Controle de Qualidade do Pão Francês

O pão francês é o principal produto de panificação, mesmo com toda a variedade de itens que compõe o mix de uma empresa de panificados. Daí, é preciso um carinho todo especial com ele. Isso implica num controle de qualidade refinado, que pressupõe avaliações constantes de cada fornada, identificando possíveis problemas e atuando pontualmente na correção de cada uma, através da avaliação de quesitos como cor, aspecto, tamanho, pestana, entre outros.

 

Controle de Forneamento do Pão Francês

No forneamento o pão toma sua forma final, chegando quentinho e crocante para ser vendido. Contudo, qualquer falha nessa etapa influi diretamente na sua qualidade final. Portanto, controlar esse processo é fundamental para que o pão tenha garantidos seus aspectos de qualidade como sabor, aroma, aspecto, crocância e possa seduzir o cliente na hora da compra.

 

Métodos de Panificação

Basicamente, dois métodos são os mais trabalhados dentro da Panificação – “Esponja” e o “Direto”. Aqui se conhece cada um deles, e suas variações, bem como as diferenças existentes, principalmente nas variações quanto às etapas de mistura e fermentação.

 

Ingredientes Básicos da Panificação

O primeiro passo para se fabricar bem uma receita é saber quais ingredientes usar. E também saber como usá-los, entender suas características e como podem ser bem utilizados. Esse repasse de informações é importante para que a equipe de produção possa identificar insumos de qualidade, mantê-los bem acondicionados e usá-los da maneira adequada na hora de fabricar as receitas.

 

Ingredientes Enriquecedores da Panificação

Além dos ingredientes chamados básicos (farinha, fermento, sal, água), há outros que também estão ligados à panificação, casos da gordura, leite ovos, entre outros. São os chamados ingredientes enriquecedores, que, como o nome diz, contribuem para que a massa fique mais requintada no sabor, aparência e mesmo em seu valor nutricional. Também é importante descrever todo o processo de utilização desses insumos, de forma que a qualidade final dos produtos seja valorizada com seu correto uso.

 

Principais Equipamentos da Produção

Tão importante quanto conhecer e utilizar bem os ingredientes é também entender o funcionamento dos equipamentos utilizados numa empresa de panificação. Também o uso adequado de todo o maquinário contribui para a qualidade final da produção, pois qualquer desajuste numa modeladora ou na câmara de fermentação, por exemplo, compromete todo o trabalho. Portanto, repassar à equipe informações sobre os equipamentos também contribui para que eles sejam bem utilizados e, inclusive, possam observar prazos de manutenção e o próprio cuidado no dia a dia.

 

Forno na Panificação

O forno é um equipamento fundamental na panificação, sem ele, nada de pão! Portanto, é fundamental que todos na empresa saibam como utilizá-lo corretamente, para que a boa qualidade dos produtos seja alcançada. Devem saber como controlar a temperatura, a vaporização, entre outros aspectos que contribuirão para o correto uso deste equipamento. E também como verificar quais defeitos dos produtos vêm de um forno desregulado ou com defeito, o que contribui sobremaneira para uma produção de qualidade e com menos desperdício.

 

Técnicas de Congelamento

O congelamento é cada vez mais uma realidade dentro da panificação. Seu uso vem trazendo inúmeros ganhos dentro da produção, mas para que isso aconteça deve ser realizado de forma consciente e adequada. Com as técnicas ajustadas ao potencial da empresa, é possível elevar a produtividade por funcionários e diversificar a linha de produtos fabricados, mantendo as áreas de vendas sempre bem abastecidas com produtos frescos, além de reduzir perdas. Informações sobre os diferentes tipos de congelamento são tratados aqui, além de outros aspectos que também compõem a implantação dessa técnica, como os equipamentos necessários, armazenamento, embalagem e a logística de transporte dos produtos.

 

Congelamento de Produtos de Panificação

O congelamento é uma técnica de preservação de produtos perecíveis. Ela assemelha-se à desidratação, pois a água transforma-se em material sólido e tem como objetivo inibir as reações químicas e enzimáticas. O uso dessa técnica melhora a produtividade da empresa, levando à diversificação de produtos e também à maior produtividade por funcionário. Descreve-se aqui todo o processo de congelamento aplicado a diferentes linhas de produtos, como de pães tradicionais, especiais, salgados, confeitaria, entre outros.

 

Programa de Melhoria de Desempenho na Produção

Uma boa equipe não chega pronta até a empresa. É preciso construí-la, com treinamento, avaliação e correções constantes. O Programa de Melhoria do Desempenho na Produção é um projeto a ser desenvolvido em equipe. Ele ajuda a identificar o que é importante para o sucesso do trabalho e como cada um tem contribuído para que os objetivos comuns sejam atingidos. Essa ação de avaliação regular faz com que a equipe amadureça na execução de suas tarefas, trabalhando em melhor sintonia e colaborativa, tornando-se mais eficiente.

 

Cálculo de Rotatividade de Funcionários

A alta rotatividade de funcionários é um problema que pode custar muito à empresa. Além disso, esse índice pode identificar problemas mais sérios como clima organizacional ruim, falta de ferramentas e recursos adequados à realização do trabalho, problemas de comunicação com a gerência, entre outros. Estar atento a essa situação leva a uma melhor gestão das equipes, retenção de talentos e motivação para os funcionários. Aprender a calcular em que nível está a rotatividade de funcionários permite um melhor gerenciamento da equipe, entendendo a relação dos funcionários entre si e com a empresa e onde ela pode ser melhorada.

 

Acompanhamento Funcional Grupo

O acompanhamento funcional é uma ferramenta que permite à empresa conhecer sua equipe e assim agir de forma preventiva e motivacional. Com ele é possível identificar, ao longo do mês a ocorrência de faltas, licenças, atrasos, entre outros problemas – ou seja, medir o senso de responsabilidade da equipe. Com isso, a empresa pode identificar pontos críticos na relação dos colaboradores com a empresa e trabalhar em pontos como motivação e retenção de talentos.

 

Acompanhamento Funcional Individual

O acompanhamento funcional individual faz com que a empresa tenha um perfil de cada colaborador, verificando o comportamento de cada um e identificando possíveis pontos de entrave na relação com a empresa e mesmo com outros colaboradores. Complementa o acompanhamento funcional do grupo na observação do senso de responsabilidade e comprometimento, auxiliando o gerenciamento dos colaboradores.

 

Principais Ferramentas para Gerenciamento de Processos

Uma produção de qualidade envolve uma boa gerência dos processos de fabricação. Para isso, existem diferentes estratégias e ferramentas que permitem à empresa acompanhar e gerenciar o trabalho desenvolvido no setor de indústria. Com essa preocupação de manter a eficiência, a empresa pode ganhar muito em termos de produtividade, menos custos e problemas na execução das tarefas. Ferramentas como “Diagrama de Pareto”, “Diagrama de Causa e Efeito”, “Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)”, entre outros, podem auxiliar a empresa na identificação de problemas e como solucioná-los de forma organizada e eficaz.

 

Controle de Cozimento de Produtos

O tempo de cozimento dos produtos é importante para que nenhum produto saia em desacordo com suas características nem tenha sua qualidade prejudicada. Serve como referência para os profissionais que atuam na produção de produtos cozidos. A partir do momento que esse controle é estabelecido, a qualidade destes produtos passa a ser constante, independente de trocas de funcionários ou outras variações.

 

Controle de Qualidade dos Produtos Acabados por Amostragem

A avaliação da qualidade dos produtos acabados é realizada aqui com uma amostragem dos produtos que saíram da produção, identificando possíveis problemas e fazendo correções para que se mantenha um padrão de qualidade do produto que é oferecido na loja. Esse controle tende a promover uma cultura de melhoria constante dentro do negócio, evitando a estagnação e enfraquecimento da empresa frente à concorrência. Avaliam-se, pois, aspectos como a crosta dos produtos, miolo, a presença de bolhas e outros pontos que podem indicar falhas na condução do processo de fabricação ou mesmo problemas em relação aos equipamentos utilizados.

 

Organograma do Setor de Produção

Equipes são formadas por profissionais de diferentes níveis, com habilidades diversas. Para que esse organismo funcione de forma harmônica, é preciso apontar as responsabilidades e o lugar de cada um dentro do grupo. Para isso, é importante desenvolver o organograma de cada setor, organizando-o hierarquicamente, de forma que todos os colaboradores possam ser vistos dentro da estrutura e como ela de fato deve funcionar. Auxilia-se, pois, na organização do grupo.

 

Como treinar um Funcionário para uma Tarefa

Pessoas precisam de referências para saber o que se espera delas em sua atuação profissional. Ao informar como seu trabalho será medido, cada colaborador saberá como se comportar. Essa é a importância de um bom treinamento e de uma divisão clara de tarefas dentro da empresa. Seguindo as orientações desta ferramenta, a empresa poderá instituir uma rotina de treinamento mais eficiente, conseguindo também que a equipe execute suas tarefas com eficácia e qualidade.

 

Como Estruturar a Produção Compartilhada

Esse formato de produção é ideal para grupo (ou rede) de empresas, visando aumento de produtividade, padronização dos produtos e, consequentemente, redução de custos, e aumento de vendas. Nesse formato de atuação, todas as lojas da rede mantém sua produção, mas ela é dividida, compartilhada entre as unidades - cada uma fica responsável por fabricar parte do mix, mas em quantidades que supram a necessidade de toda a rede. Assim, todas as lojas comercializam os produtos do mix de forma integral, com o mesmo padrão de qualidade.

 

Central de Produção

A Central de Produção é um formato de atuação que auxilia uma rede de empresas a manter as lojas bem abastecidas, pois concentra a produção em um único local, remetendo os produtos prontos ou semiprontos, fazendo com que as lojas se dediquem apenas à finalização dos produtos ou à sua comercialização, dependendo dos itens vendidos. Isso traz melhoria na produtividade, aumento de vendas, redução de custos e maior qualidade para os produtos.

 

Montagem e Equipamentos da Central de Produção

Para saber que tipo de estrutura, em termos de equipamentos e espaços apropriados para as lojas que serão abastecidas por uma Central de Produção, é necessário observar o que foi investido em termos de equipamentos e nível de automação dos processos. Dependendo do nível de automação é que o empresário panificador saberá qual o tipo de finalização de processo será necessário, como será o acabamento dos produtos e qual a dimensão do local para a estocagem desses produtos. Este fascículo auxilia na orientação sobre como dimensionar a estruturação e montagem dos processos de produção em uma Central de Produção.

 

Logística da Central de Produção

A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Através dela as empresas podem reunir informações mais rapidamente a respeito de seus processos e também manter um equilíbrio conforme a demanda. Ajuda ainda no planejamento do transporte dos produtos da central até às lojas, para se organizá-lo de acordo com os tipos de produto, embalagens, formas de refrigeração ou congelamento, além das boas práticas em toda a cadeia da produção.

 

Estruturação do Ponto Quente

O Ponto Quente é uma tendência europeia que consiste em adquirir os produtos congelados e resfriados de terceiros, mantidos em câmaras climatizadas e assados em fornos compactos conforme a demanda. Esse formato associa as vantagens da produção em escala industrial com as exigências do consumidor moderno de comprar um pão que acabe de sair do forno: ‘quente, cheiroso e crocante’. Pode-se produzir produtos tradicionais de panificação e confeitaria, podendo oferecer produtos de conveniência e também prestação de serviços como bar e lanchonete.

 

Controle e Consumo de Matéria-prima para Restaurante

Esta é uma ferramenta destinada a restaurantes com formato self-service e também para serviços a la carte. Busca-se orientar e auxiliar as empresas a gerenciarem corretamente o consumo de matéria-prima, de acordo com a definição do cardápio e possíveis variações, além da sua capacidade de produção. O resultado é a redução de custos operacionais, de perdas e desperdícios.

 

Estruturação de Cardápio para Restaurante

A estruturação de cardápio para um restaurante serve para definir a venda e a operação, além de estabelecer um direcionamento para a gerência do negócio. Estabelece-se, portanto, os itens a serem vendidos e o modo como serão comercializados. Auxilia-se na ordenação das compras, custos, necessidade de pessoal, logística das instalações, utensílios e equipamentos, de acordo com o tipo de estabelecimento com que se trabalha.

 

Engenharia de Cardápio para Restaurante

A engenharia de cardápio visa otimizar os ganhos nos serviços de alimentos, além de proporcionar inovações fundamentais para a operação saudável da empresa. Isso é feito através de uma análise profunda do cardápio de uma empresa já em funcionamento, buscando melhorá-lo e aumentar seu desempenho e aceitação junto ao consumidor. Utiliza-se para tanto a matriz BCG, verificando o desempenho dos produtos, compreendendo a demanda e a oferta em termos quantitativos e também qualitativos, do retorno proporcionado pela venda dos itens do cardápio. Com isso, busca-se uma precificação correta, bem como otimizar os ganhos e manter custos em níveis seguros.

 

Procedimento Operacional Padrão - POP

O Procedimento Operacional Padrão (POP) uniformiza o modo de executar as tarefas, além de documentar e descrever passo a passo o processo de produção, auxiliando no treinamento permanente dos funcionários e facilitando a correção, caso alguma etapa do processo necessite. Serve como guia e instrução de trabalho detalhado, fazendo com que os funcionários não tenham dúvidas sobre como executar as tarefas necessárias, mantendo assim o padrão requerido pela empresa.

 

Ajustes nas Receitas e nos Processos Produtivos

Ajustar as receitas e os processos produtivos auxilia a evitar a repetição de erros e a manter a qualidade desejada dos produtos. Essa ferramenta auxilia na detecção de problemas e na consequente correção de falhas, realinhando o processo de fabricação. Com isso, estabelece-se uma rotina de produção alinhada ao porte da empresa, tomando-se os devidos cuidados com a qualidade, processo e padrão de acabamento.

 

Identificação de Problemas do Pão Francês

O pão francês é o principal produto de uma empresa de panificação. Dessa forma, identificar problemas na sua fabricação auxilia a evitar a repetição de erros e a sua continuidade, recuperando e mantendo a qualidade desejada do produto. Muitas vezes, essas falhas estão ocultas pela rotina ou pelo desconhecimento das etapas de produção, fazendo com que a qualidade do pão varie ao longo do dia. Ao se entender as deficiências do processo de fabricação, pode-se atuar para eliminar as distorções no processo.

 

Padronização das Receitas dos Produtos

Padronizar as receitas significa estabelecer a sequência correta da fabricação de um produto, com as quantidades estabelecidas de cada ingrediente e com todos os passos do processo produtivo devidamente determinados. Isso contribui sobremaneira para que se obtenha um padrão de qualidade para as receitas fabricadas, fazendo com que toda a equipe passe a desenvolver a fabricação seguindo o mesmo roteiro.

 

Manual de Receitas

O Manual de Receitas reúne todas as receitas coletadas na empresa e ficam disponíveis para os profissionais da produção. Dessa forma, eles podem seguir o que foi determinado, garantindo o padrão e a qualidade dos produtos fabricados. Contribui ainda para a redução no desperdício de matéria-prima e mesmo na redução de erros na fabricação, pois toda a sequência está descrita no manual, para cada produto.

 

Ajustes na Receita do Pão Francês

Um pão francês de boa aparência é aquele bem desenvolvido, assado adequadamente e leve. Tem uma crosta amarelo-dourada, ligeiramente espelhada, lisa e bem aderente ao miolo. Embora o pão seja o produto mais fabricado pelas empresas de panificação, nem sempre esse padrão é obtido, de forma que deve-se sempre verificar a receita do pão e seu processo de fabricação, para que sejam feitos os ajustes necessários, melhorando a qualidade final do produto.

 

Termos e Expressões da Panificação

A Panificação, assim como outras áreas, possui termos e expressões peculiares, muitas vezes limitados somente aos profissionais que colocam a mão na massa. Disseminar essa linguagem com toda a equipe contribui para que todos possam conversar em igualdade ou pelo menos desenvolver melhor suas atividades, independente do setor em que trabalham.

 

Treinamento de Funcionários para Indústria/Produção

O treinamento dos funcionários para indústria/produção é de extrema importância para que se adaptem rapidamente ao funcionamento da empresa e/ou às suas novas tarefas/atribuições. Através desse treinamento é possível minimizar erros por falta de conhecimento, bem como aprimorar as habilidades do profissional capacitado. Dessa forma, pode-se fazer com que a equipe esteja mais bem informada em relação à filosofia da empresa e sua forma de trabalho.

 

Lançamento de Novos Produtos

É muito importante que uma empresa incorpore rotineiramente novas receitas em seu mix, fazendo com que os clientes sempre possam ver novidades na área de venda. Contudo, o lançamento desses novos produtos deve ser bem estruturado, de forma que as novidades sejam também produzidas de acordo com os padrões de qualidade e acabamento. E também deve se trabalhar sua fabricação de acordo com uma rotina estabelecida, incorporando-se às tarefas programadas da equipe, não sobrecarregando ninguém. Dessa estruturação é que tratamos aqui.



Acesso do Aluno

Curso Gestão de Produção - completo (gerencial e operacional)

Público-alvo:

Interessados e pessoas atuantes em empresas de todos os portes com fabricação própria. Profissionais envolvidos na execução de tarefas as quais o conteúdo se aplica.

 

Objetivo:

Oferecer ferramentas e informações sobre processos importantes para uma eficiente gestão de produção de uma empresa de panificação.

 

Módulos:

  1. Planejamento de Produção
  2. Fluxogramas do Processo de Produção
  3. Análise de Tempos e Movimentos na Produção
  4. Inteligência no Planejamento do Calendário de Produção
  5. Ordem de Produção
  6. Controle de Ruptura de Produção Própria
  7. Controle de Perdas na Produção
  8. Divisão de Tarefas
  9. Cálculo de Produção
  10. Almoxarifado
  11. Pré-pesagem
  12. Etapas de Fabricação do Pão Francês
  13. Reconstrução de Massas para o Pão Francês
  14. Cálculo de Fermentação do Pão Francês
  15. Planejamento de Produção do Pão Francês
  16. Controle de Qualidade do Pão Francês
  17. Controle de Forneamento do Pão Francês
  18. Métodos de Panificação
  19. Ingredientes Básicos da Panificação
  20. Ingredientes Enriquecedores da Panificação
  21. Principais Equipamentos da Produção
  22. Forno na Panificação
  23. Técnicas de Congelamento
  24. Congelamento de Produtos de Panificação
  25. Programa de Melhoria de Desempenho na Produção
  26. Cálculo de Rotatividade
  27. Acompanhamento Funcional Grupo
  28. Acompanhamento Funcional Individual
  29. Principais ferramentas para gerenciamento de processos
  30. Controle de Cozimento de Produtos
  31. Controle de Qualidade dos Produtos Acabados por Amostragem
  32. Organograma do Setor de Produção
  33. Como treinar um funcionário para uma Tarefa
  34. Estruturação da produção compartilhada
  35. Central de Produção
  36. Montagem e Equipamentos da Central de Produção
  37. Logística da Central de Produção
  38. Estruturação do Ponto Quente
  39. Controle e consumo de matéria-prima para restaurante
  40. Estruturação de cardápio para restaurante
  41. Engenharia de cardápio para restaurante
  42. Procedimento Operacional Padrão
  43. Ajustes nas Receitas e nos Processos Produtivos
  44. Identificação de problemas do Pão Francês
  45. Padronização das Receitas dos Produtos
  46. Manual de Receitas
  47. Ajustes na Receita do Pão Francês
  48. Termos e Expressões da Panificação
  49. Treinamento de Funcionários para Indústria/Produção
  50. Lançamento de Novos Produtos

 

Estrutura do Curso:

Os módulos serão liberados para serem feitos livremente. Contudo, o certificado só é liberado após conclusão da leitura e dos simulados de todos os módulos.

 

Certificado de Conclusão: 

O certificado de conclusão será emitido em formato PDF aos alunos que obtiverem 60% de aproveitamento do treinamento mediante a realização de um simulado. 

 

Carga Horária:

268 horas

 

Prazo para Conclusão do Curso:

11 meses

Controle de Forneamento do Pão Francês

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Cozimento de Produtos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Congelamento de Produtos de Panificação

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Confeitaria contemporânea e tradicional, Folhados e Semi-folhados, Produtos típicos brasileiros e Quitandas

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Como Treinar um Funcionário para uma Tarefa

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Coleta das Receitas dos Produtos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Central de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Cálculo de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Cálculo de Fermentação do Pão Francês

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Análise de Tempos e Movimentos na Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Almoxarifado

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Ajustes nas Receitas e nos Processos Produtivos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Ajustes na Receita do Pão Francês

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Acompanhamento Funcional Individual

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Acompanhamento Funcional Grupo

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Perdas na Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Qualidade do Pão Francês

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Qualidade dos Produtos Acabados por Amostragem

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Ruptura de Produção Própria

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle e Consumo de Matéria-prima para Restaurante

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Divisão de Tarefas

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Engenharia de Cardápio para Restaurante

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Estruturação da Produção Compartilhada

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Estruturação de Cardápio para Restaurante

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Estruturação do Ponto Quente

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Etapas de Fabricação do Pão Francês

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Fluxogramas do Processo de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Forno na Panificação

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Identificação de Problemas do Pão Francês

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Ingredientes Básicos da Panificação

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Ingredientes Enriquecedores da Panificação

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Inteligência no Planejamento do Calendário de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Lançamento de Novos Produtos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Logística da Central de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Manual de Receitas

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Métodos de Panificação

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Montagem e Equipamentos da Central de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Ordem de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Organograma do Setor de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Pães Artesanais, Especiais, Funcionais e Tradicionais

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Planejamento de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Planejamento de Produção do Pão Francês

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Pré-pesagem

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Principais Equipamentos da Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Principais Ferramentas para Gerenciamento de Processos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Procedimento Operacional Padrão - POP

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Produtividade na Indústria (Produção)

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Programa de Melhoria de Desempenho na Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Reconstrução de Massas para o Pão Francês

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Técnicas de Congelamento

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Termos e Expressões da Panificação

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Treinamento de Funcionários para Indústria/Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Confeitaria contemporânea e tradicional, Folhados e Semi-folhados, Produtos típicos brasileiros e Quitandas

Carga Horária: 5,5 horas

Prazo para Conclusão: 15 dias

.

Agrega muito à empresa conhecer receitas novas, com processos diferenciados que geram novas possibilidades de produção e vendas.

.

Central de Produção

Carga Horária: 8 horas

Prazo para Conclusão: 63 dias

.

A Central de Produção é um formato de atuação que auxilia uma rede de empresas a manter as lojas bem abastecidas, pois concentra a produção em um único local, remetendo os produtos prontos ou semiprontos, fazendo com que as lojas se dediquem apenas à finalização dos produtos ou à sua comercialização, dependendo dos itens vendidos. Isso traz melhoria na produtividade, aumento de vendas, redução de custos e maior qualidade para os produtos.

.

Estruturação da Produção Compartilhada

Carga Horária: 10 horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

.

Esse formato de produção é ideal para grupo (ou rede) de empresas, visando aumento de produtividade, padronização dos produtos e, consequentemente, redução de custos, e aumento de vendas. Nesse formato de atuação, todas as lojas da rede mantém sua produção, mas ela é dividida, compartilhada entre as unidades - cada uma fica responsável por fabricar parte do mix, mas em quantidades que supram a necessidade de toda a rede. Assim, todas as lojas comercializam os produtos do mix de forma integral, com o mesmo padrão de qualidade.

.

Forno na Panificação

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

.

O forno é um equipamento fundamental na panificação, sem ele, nada de pão! Portanto, é fundamental que todos na empresa saibam como utilizá-lo corretamente, para que a boa qualidade dos produtos seja alcançada. Devem saber como controlar a temperatura, a vaporização, entre outros aspectos que contribuirão para o correto uso deste equipamento. E também como verificar quais defeitos dos produtos vêm de um forno desregulado ou com defeito, o que contribui sobremaneira para uma produção de qualidade e com menos desperdício.

.

Principais Equipamentos da Produção

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

.

Tão importante quanto conhecer e utilizar bem os ingredientes é também entender o funcionamento dos equipamentos utilizados numa empresa de panificação. Também o uso adequado de todo o maquinário contribui para a qualidade final da produção, pois qualquer desajuste numa modeladora ou na câmara de fermentação, por exemplo, compromete todo o trabalho. Portanto, repassar à equipe informações sobre os equipamentos também contribui para que eles sejam bem utilizados e, inclusive, possam observar prazos de manutenção e o próprio cuidado no dia a dia.

.

Ingredientes Enriquecedores da Panificação

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

.

Além dos ingredientes chamados básicos (farinha, fermento, sal, água), há outros que também estão ligados à panificação, casos da gordura, leite ovos, entre outros. São os chamados ingredientes enriquecedores, que, como o nome diz, contribuem para que a massa fique mais requintada no sabor, aparência e mesmo em seu valor nutricional. Também é importante descrever todo o processo de utilização desses insumos, de forma que a qualidade final dos produtos seja valorizada com seu correto uso.

.

Ingredientes Básicos da Panificação

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

.

O primeiro passo para se fabricar bem uma receita é saber quais ingredientes usar. E também saber como usá-los, entender suas características e como podem ser bem utilizados. Esse repasse de informações é importante para que a equipe de produção possa identificar insumos de qualidade, mantê-los bem acondicionados e usá-los da maneira adequada na hora de fabricar as receitas.

.

Métodos de Panificação

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

.

Basicamente, dois métodos são os mais trabalhados dentro da Panificação – “Esponja” e o “Direto”. Aqui se conhece cada um deles, e suas variações, bem como as diferenças existentes, principalmente nas variações quanto às etapas de mistura e fermentação.

.

Controle de Forneamento do Pão Francês

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

No forneamento o pão toma sua forma final, chegando quentinho e crocante para ser vendido. Contudo, qualquer falha nessa etapa influi diretamente na sua qualidade final. Portanto, controlar esse processo é fundamental para que o pão tenha garantidos seus aspectos de qualidade como sabor, aroma, aspecto, crocância e possa seduzir o cliente na hora da compra.

.

Como Treinar um Funcionário para uma Tarefa

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 68 dias

.

Pessoas precisam de referências para saber o que se espera delas em sua atuação profissional. Ao informar como seu trabalho será medido, cada colaborador saberá como se comportar. Essa é a importância de um bom treinamento e de uma divisão clara de tarefas dentro da empresa. Seguindo as orientações desta ferramenta, a empresa poderá instituir uma rotina de treinamento mais eficiente, conseguindo também que a equipe execute suas tarefas com eficácia e qualidade.

.

Organograma do Setor de Produção

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 68 dias

.

Equipes são formadas por profissionais de diferentes níveis, com habilidades diversas. Para que esse organismo funcione de forma harmônica, é preciso apontar as responsabilidades e o lugar de cada um dentro do grupo. Para isso, é importante desenvolver o organograma de cada setor, organizando-o hierarquicamente, de forma que todos os colaboradores possam ser vistos dentro da estrutura e como ela de fato deve funcionar. Auxilia-se, pois, na organização do grupo.

.

Controle de Qualidade dos Produtos Acabados por Amostragem

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 68 dias

.

A avaliação da qualidade dos produtos acabados é realizada aqui com uma amostragem dos produtos que saíram da produção, identificando possíveis problemas e fazendo correções para que se mantenha um padrão de qualidade do produto que é oferecido na loja. Esse controle tende a promover uma cultura de melhoria constante dentro do negócio, evitando a estagnação e enfraquecimento da empresa frente à concorrência. Avaliam-se, pois, aspectos como a crosta dos produtos, miolo, a presença de bolhas e outros pontos que podem indicar falhas na condução do processo de fabricação ou mesmo problemas em relação aos equipamentos utilizados.

.

Montagem e Equipamentos da Central de Produção

Carga Horária: 10 horas

Prazo para Conclusão: 63 dias

.

Para saber que tipo de estrutura, em termos de equipamentos e espaços apropriados para as lojas que serão abastecidas por uma Central de Produção, é necessário observar o que foi investido em termos de equipamentos e nível de automação dos processos. Dependendo do nível de automação é que o empresário panificador saberá qual o tipo de finalização de processo será necessário, como será o acabamento dos produtos e qual a dimensão do local para a estocagem desses produtos. Este fascículo auxilia na orientação sobre como dimensionar a estruturação e montagem dos processos de produção em uma Central de Produção.

.

Logística da Central de Produção

Carga Horária: 10 horas

Prazo para Conclusão: 63 dias

.

A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Através dela as empresas podem reunir informações mais rapidamente a respeito de seus processos e também manter um equilíbrio conforme a demanda. Ajuda ainda no planejamento do transporte dos produtos da central até às lojas, para se organizá-lo de acordo com os tipos de produto, embalagens, formas de refrigeração ou congelamento, além das boas práticas em toda a cadeia da produção.

.

Pães Artesanais, Especiais, Funcionais e Tradicionais

Carga Horária: 5,5 horas

Prazo para Conclusão: 15 dias

.

Agrega muito à empresa conhecer receitas novas, com processos diferenciados que geram novas possibilidades de produção e vendas.

.

Lançamento de Novos Produtos

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

É muito importante que uma empresa incorpore rotineiramente novas receitas em seu mix, fazendo com que os clientes sempre possam ver novidades na área de venda. Contudo, o lançamento desses novos produtos deve ser bem estruturado, de forma que as novidades sejam também produzidas de acordo com os padrões de qualidade e acabamento. E também deve se trabalhar sua fabricação de acordo com uma rotina estabelecida, incorporando-se às tarefas programadas da equipe, não sobrecarregando ninguém. Dessa estruturação é que tratamos aqui.

.

Treinamento de Funcionários para Indústria/Produção

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O treinamento dos funcionários para indústria/produção é de extrema importância para que se adaptem rapidamente ao funcionamento da empresa e/ou às suas novas tarefas/atribuições. Através desse treinamento é possível minimizar erros por falta de conhecimento, bem como aprimorar as habilidades do profissional capacitado. Dessa forma, pode-se fazer com que a equipe esteja mais bem informada em relação à filosofia da empresa e sua forma de trabalho.

.

Termos e Expressões da Panificação

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

A Panificação, assim como outras áreas, possui termos e expressões peculiares, muitas vezes limitados somente aos profissionais que colocam a mão na massa. Disseminar essa linguagem com toda a equipe contribui para que todos possam conversar em igualdade ou pelo menos desenvolver melhor suas atividades, independente do setor em que trabalham.

.

Ajustes na Receita do Pão Francês

Carga Horária: 8 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Um pão francês de boa aparência é aquele bem desenvolvido, assado adequadamente e leve. Tem uma crosta amarelo-dourada, ligeiramente espelhada, lisa e bem aderente ao miolo. Embora o pão seja o produto mais fabricado pelas empresas de panificação, nem sempre esse padrão é obtido, de forma que deve-se sempre verificar a receita do pão e seu processo de fabricação, para que sejam feitos os ajustes necessários, melhorando a qualidade final do produto.

.

Manual de Receitas

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O Manual de Receitas reúne todas as receitas coletadas na empresa e ficam disponíveis para os profissionais da produção. Dessa forma, eles podem seguir o que foi determinado, garantindo o padrão e a qualidade dos produtos fabricados. Contribui ainda para a redução no desperdício de matéria-prima e mesmo na redução de erros na fabricação, pois toda a sequência está descrita no manual, para cada produto.

.

Coleta das Receitas dos Produtos

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Coletar as receitas e catalogar significa estabelecer a sequência correta da fabricação de um produto, com as quantidades estabelecidas de cada ingrediente e com todos os passos do processo produtivo devidamente determinados. Isso contribui sobremaneira para que se obtenha uma padrão de qualidade para as receitas fabricadas, fazendo com que toda a equipe passe a desenvolver a fabricação seguindo o mesmo roteiro.

.

Identificação de Problemas do Pão Francês

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O pão francês é o principal produto de uma empresa de panificação. Dessa forma, identificar problemas na sua fabricação auxilia a evitar a repetição de erros e a sua continuidade, recuperando e mantendo a qualidade desejada do produto. Muitas vezes, essas falhas estão ocultas pela rotina ou pelo desconhecimento das etapas de produção, fazendo com que a qualidade do pão varie ao longo do dia. Ao se entender as deficiências do processo de fabricação, pode-se atuar para eliminar as distorções no processo.

.

Ajustes nas Receitas e nos Processos Produtivos

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Ajustar as receitas e os processos produtivos auxilia a evitar a repetição de erros e a manter a qualidade desejada dos produtos. Essa ferramenta auxilia na detecção de problemas e na consequente correção de falhas, realinhando o processo de fabricação. Com isso, estabelece-se uma rotina de produção alinhada ao porte da empresa, tomando-se os devidos cuidados com a qualidade, processo e padrão de acabamento.

.

Procedimento Operacional Padrão - POP

Carga Horária: 8 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O Procedimento Operacional Padrão (POP) uniformiza o modo de executar as tarefas, além de documentar e descrever passo a passo o processo de produção, auxiliando no treinamento permanente dos funcionários e facilitando a correção, caso alguma etapa do processo necessite. Serve como guia e instrução de trabalho detalhado, fazendo com que os funcionários não tenham dúvidas sobre como executar as tarefas necessárias, mantendo assim o padrão requerido pela empresa.

.

Estruturação do Ponto Quente

Carga Horária: 10 horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

.

O Ponto Quente é uma tendência europeia que consiste em adquirir os produtos congelados e resfriados de terceiros, mantidos em câmaras climatizadas e assados em fornos compactos conforme a demanda. Esse formato associa as vantagens da produção em escala industrial com as exigências do consumidor moderno de comprar um pão que acabe de sair do forno: ‘quente, cheiroso e crocante’. Pode-se produzir produtos tradicionais de panificação e confeitaria, podendo oferecer produtos de conveniência e também prestação de serviços como bar e lanchonete.

.

Controle de Cozimento de Produtos

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 68 dias

.

O tempo de cozimento dos produtos é importante para que nenhum produto saia em desacordo com suas características nem tenha sua qualidade prejudicada. Serve como referência para os profissionais que atuam na produção de produtos cozidos. A partir do momento que esse controle é estabelecido, a qualidade destes produtos passa a ser constante, independente de trocas de funcionários ou outras variações.

.

Principais Ferramentas para Gerenciamento de Processos

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 68 dias

.

Uma produção de qualidade envolve uma boa gerência dos processos de fabricação. Para isso, existem diferentes estratégias e ferramentas que permitem à empresa acompanhar e gerenciar o trabalho desenvolvido no setor de indústria. Com essa preocupação de manter a eficiência, a empresa pode ganhar muito em termos de produtividade, menos custos e problemas na execução das tarefas. Ferramentas como “Diagrama de Pareto”, “Diagrama de Causa e Efeito”, “Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)”, entre outros, podem auxiliar a empresa na identificação de problemas e como solucioná-los de forma organizada e eficaz.

.

Técnicas de Congelamento

Carga Horária: 10 horas

Prazo para Conclusão: 45 dias

.

O congelamento é cada vez mais uma realidade dentro da panificação. Seu uso vem trazendo inúmeros ganhos dentro da produção, mas para que isso aconteça deve ser realizado de forma consciente e adequada. Com as técnicas ajustadas ao potencial da empresa, é possível elevar a produtividade por funcionários e diversificar a linha de produtos fabricados, mantendo as áreas de vendas sempre bem abastecidas com produtos frescos, além de reduzir perdas. Informações sobre os diferentes tipos de congelamento são tratados aqui, além de outros aspectos que também compõem a implantação dessa técnica, como os equipamentos necessários, armazenamento, embalagem e a logística de transporte dos produtos.

.

Pré-pesagem

Carga Horária: 8 horas

Prazo para Conclusão: 36 dias

.

A pré-pesagem é um sistema de preparação prévia dos ingredientes de cada receita da produção. É realizada em local apropriado, por pessoa treinada e proporciona vários benefícios, desde um melhor uso do tempo pelos colaboradores ao controle do estoque de matéria-prima e menor desperdício, além da padronização das receitas e controle da qualidade dos produtos.

.

Almoxarifado

Carga Horária: 8 horas

Prazo para Conclusão: 36 dias

.

O Almoxarifado é um importante setor, consiste no lugar destinado ao armazenamento de produtos. No caso da padaria é o local em que é guardada a matéria-prima que será utilizada na fabricação própria. Pode-se ainda utilizá-lo para controlar os ingredientes que serão utilizados na produção. Nas empresas em que não existe a pré-pesagem, sua implantação é essencial para controle de matéria-prima.

.

Cálculo de Produção

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Calcular as quantidades exatas de ingredientes necessárias à produção faz com que a empresa tenha condições de controlar sua produção e a produtividade. Tomando-se a farinha como base, todos os ingredientes restantes são calculados em relação a ela, de forma a estabelecer uma proporção adequada à fabricação, que manterá a qualidade final dos produtos. Contribui-se assim, também, para reduzir desperdícios.

.

Divisão de Tarefas

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Dividir tarefas em uma empresa significa entender cada setor, os postos e quantidade de funcionários necessários em cada um. A partir daí, estabelecer a distribuição das atividades entre os colaboradores, possíveis rodízios entre os funcionários e mesmo a relação de atividades ao longo da semana. Com isso, pode-se obter maior eficiência e produtividade no setor, bem como um melhor ambiente de trabalho.

.

Controle de Perdas na Produção

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

É importante para qualquer empresa fabricante de produtos saber se há desperdícios ou perdas em seu processo produtivo. Controlar as perdas na fabricação própria é um indicador importante para os custos da empresa; o índice de falhas pode deixar fazer boa parte do capital da empresa descer pelo ralo, principalmente em produções não automatizadas. Assim, saber o quanto se está desperdiçando é o primeiro passo para implantar medidas de correção dos processos, e gerenciar a produção para que ela possa ser cada dia mais eficiente.

.

Controle de Ruptura de Produção Própria

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O Controle de Ruptura de Produção Própria é uma ferramenta que permite à empresa monitorar o seu abastecimento e reposição, sem deixar faltar produtos aos clientes. Permite que se controle a falta de produtos fabricados pela própria empresa, fidelizando o cliente e proporcionando a ele a oportunidade de ter acesso ao um mix mais variado. Além de manter o espaço de vendas sempre bem abastecido.

.

Ordem de Produção

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

A Ordem de Produção consiste na relação de produtos e quantidades programadas para cada um, que é partilhada entre a loja e o setor de produção. A partir dela são fabricadas as receitas de acordo com o que foi programado. Por outro lado, permite que se acompanhe o desempenho de cada produto, verificando perdas, faltas ou sobras. Essas informações formam um relatório completo que ajuda ainda na organização do calendário de produção e para o planejamento da produção.

.

Inteligência no Planejamento do Calendário de Produção

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O calendário de produção faz com que a empresa planeje o que será produzido para o setor de panificados, otimizando os recursos envolvidos, como mão de obra, equipamentos etc., visando uma maior produtividade. Assim, a empresa pode atender à demanda de consumo de produtos de fabricação própria dos clientes, reduzir a ruptura de produtos, potencializando assim as vendas.

.

Análise de Tempos e Movimentos na Produção

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Quem não conhece seu setor ou sua empresa, não consegue trabalhar adequadamente. A falta de ciência das etapas e controles de produção, do potencial dos equipamentos e dos funcionários é um indicativo de que o empresário (ou responsável) precisa rever suas atitudes urgentemente e começar a se inteirar da realidade da empresa. Aqui, poderá entender como fazer para não perder nenhuma informação relevante sobre os processos produtivos.

.

Fluxogramas do Processo de Produção

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O fluxograma é um mapa dos processos realizados nos setores. O objetivo é organizar o local de trabalho, estabelecendo as responsabilidades de cada setor e orientando a equipe no dia a dia. Um fluxograma estabelece a sequência de uma determinada atividade, de forma que se consiga, ao seguir todos os passos estabelecidos, realizar cada um com eficiência e organização.

.

Congelamento de Produtos de Panificação

Carga Horária: 10 horas

Prazo para Conclusão: 45 dias

.

O congelamento é uma técnica de preservação de produtos perecíveis. Ela assemelha-se à desidratação, pois a água transforma-se em material sólido e tem como objetivo inibir as reações químicas e enzimáticas. O uso dessa técnica melhora a produtividade da empresa, levando à diversificação de produtos e também à maior produtividade por funcionário. Descreve-se aqui todo o processo de congelamento aplicado a diferentes linhas de produtos, como de pães tradicionais, especiais, salgados, confeitaria, entre outros.

.

Etapas de Fabricação do Pão Francês

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

É importante que o empresário e seus colaboradores conheçam profundamente o pão francês: ingredientes, etapas de fabricação, planejamento da produção e tudo o que impacta na sua qualidade. A partir daí, é possível melhorar continuamente a qualidade do produto e todo o processo necessário à sua fabricação. Nada melhor em tão que detalhar cada etapa da produção do pão francês, conhecendo suas particularidades e como tornar a fabricação mais eficiente, da mistura ao forneamento.

.

Acompanhamento Funcional Individual

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 68 dias

.

O acompanhamento funcional individual faz com que a empresa tenha um perfil de cada colaborador, verificando o comportamento de cada um e identificando possíveis pontos de entrave na relação com a empresa e mesmo com outros colaboradores. Complementa o acompanhamento funcional do grupo na observação do senso de responsabilidade e comprometimento, auxiliando o gerenciamento dos colaboradores.

.

Acompanhamento Funcional Grupo

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 68 dias

.

O acompanhamento funcional é uma ferramenta que permite à empresa conhecer sua equipe e assim agir de forma preventiva e motivacional. Com ele é possível identificar, ao longo do mês a ocorrência de faltas, licenças, atrasos, entre outros problemas – ou seja, medir o senso de responsabilidade da equipe. Com isso, a empresa pode identificar pontos críticos na relação dos colaboradores com a empresa e trabalhar em pontos como motivação e retenção de talentos.

.

Produtividade na Indústria (Produção)

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 68 dias

.

É muito importante que o empresário saiba o nível de produtividade de sua indústria, o quanto a equipe consegue fabricar e o que ela gera de faturamento. Este é um assunto importante, pois uma baixa produtividade representa perda de rentabilidade. Há formas de se calcular a produtividade da indústria, com base no valor que a produção gera e o número de funcionários que a empresa possui. O mais importante disso tudo, porém, é o que se pode fazer com esse indicador – traçar estratégias de atuação, de correção ou melhoria do mix, entre outras ações. O que você faz para acompanhar a produtividade de sua equipe?

.

Programa de Melhoria de Desempenho na Produção

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 68 dias

.

Uma boa equipe não chega pronta até a empresa. É preciso construí-la, com treinamento, avaliação e correções constantes. O Programa de Melhoria do Desempenho na Produção é um projeto a ser desenvolvido em equipe. Ele ajuda a identificar o que é importante para o sucesso do trabalho e como cada um tem contribuído para que os objetivos comuns sejam atingidos. Essa ação de avaliação regular faz com que a equipe amadureça na execução de suas tarefas, trabalhando em melhor sintonia e colaborativa, tornando-se mais eficiente.

.

Controle de Qualidade do Pão Francês

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O pão francês é o principal produto de panificação, mesmo com toda a variedade de itens que compõe o mix de uma empresa de panificados. Daí, é preciso um carinho todo especial com ele. Isso implica num controle de qualidade refinado, que pressupõe avaliações constantes de cada fornada, identificando possíveis problemas e atuando pontualmente na correção de cada uma, através da avaliação de quesitos como cor, aspecto, tamanho, pestana, entre outros.

.

Engenharia de Cardápio para Restaurante

Carga Horária: 8 horas

Prazo para Conclusão: 54 dias

.

A engenharia de cardápio visa otimizar os ganhos nos serviços de alimentos, além de proporcionar inovações fundamentais para a operação saudável da empresa. Isso é feito através de uma análise profunda do cardápio de uma empresa já em funcionamento, buscando melhorá-lo e aumentar seu desempenho e aceitação junto ao consumidor. Utiliza-se para tanto a matriz BCG, verificando o desempenho dos produtos, compreendendo a demanda e a oferta em termos quantitativos e também qualitativos, do retorno proporcionado pela venda dos itens do cardápio. Com isso, busca-se uma precificação correta, bem como otimizar os ganhos e manter custos em níveis seguros.

.

Estruturação de Cardápio para Restaurante

Carga Horária: 8 horas

Prazo para Conclusão: 54 dias

.

A estruturação de cardápio para um restaurante serve para definir a venda e a operação, além de estabelecer um direcionamento para a gerência do negócio. Estabelece-se, portanto, os itens a serem vendidos e o modo como serão comercializados. Auxilia-se na ordenação das compras, custos, necessidade de pessoal, logística das instalações, utensílios e equipamentos, de acordo com o tipo de estabelecimento com que se trabalha.

.

Planejamento de Produção do Pão Francês

Carga Horária: 10 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Ninguém gosta de chegar para comprar pão e não encontrar nada nas gôndolas ou então ver apenas produtos com cara de velho. Portanto, é fundamental que a empresa planeje adequadamente a produção do pão francês para que o abastecimento das vascas seja garantido. Isso traz a confiança do cliente, além de mostrar que a fabricação acontece de maneira ajustada. E ainda é um sinal de organização.

.

Controle e Consumo de Matéria-prima para Restaurante

Carga Horária: 8 horas

Prazo para Conclusão: 54 dias

.

Esta é uma ferramenta destinada a restaurantes com formato self-service e também para serviços a la carte. Busca-se orientar e auxiliar as empresas a gerenciarem corretamente o consumo de matéria-prima, de acordo com a definição do cardápio e possíveis variações, além da sua capacidade de produção. O resultado é a redução de custos operacionais, de perdas e desperdícios.

.

Cálculo de Fermentação do Pão Francês

Carga Horária: 10 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Se uma produção é desorganizada, certamente o pão não chega á área de venda com a qualidade devida, fora do horário previsto, ou cheio de defeitos. Uma das causas desse desajuste certamente está ligada ao tempo de fermentação. O ajuste dessa etapa permite corrigir tecnicamente o tempo de fermentação para que o pão saia sempre no horário programado, trazendo melhor gerenciamento da produção, controle de qualidade e de abastecimento da loja. E certamente, mais vendas.

.

Reconstrução de Massas para o Pão Francês

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Não é raro que, ao final da jornada de trabalho, o pessoal da indústria se veja com grande sobra de massa. Para não perdê-la totalmente, também é comum que essa massa volte para a masseira. É válido o esforço, mas temos aí alguns problemas: o ajuntamento de massas prejudica a qualidade final do produto, pois perde-se toda a proporção de ingredientes, que é um dos fatores para se obter boa qualidade. Contudo, há maneiras adequadas de se aproveitar as sobras de forma adequada, fazendo-se uma reconstrução dessa massa, realinhando os ingredientes em níveis adequados à fabricação de uma nova masseira.

.

Planejamento de Produção

Carga Horária: 8 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Planejar a produção significa organizar os processos de produção, analisando tudo o que envolve o setor – equipamentos, equipe, matéria-prima, mobiliário, processos. Portanto, para planejar, a empresa precisa tanto conhecer o que tem quanto estabelecer o que se quer. O Planejamento da Produção busca fazer a ponte entre essas duas partes, evitando desperdício de tempo e dos recursos disponíveis. Assim, proporciona melhor resultado operacional, um melhor desempenho dos colaboradores e o uso mais eficiente dos equipamentos.

.

1. Das informações sobre os cursos

1.1. A Márcio Rodrigues & Associados não disponibiliza nenhum material físico, sendo o endereço eletrônico solicitado na hora do cadastro apenas para obtenção dos dados do aluno, de forma que nenhum material será enviado no endereço informado.

1.2. Os cursos online ficam disponíveis na conta do usuário em nossa plataforma Online pelo período correspondente ao curso, conforme consta na ementa do curso. Durante esse período, o aluno terá acesso ilimitado ao conteúdo HTML. O acesso também é livre aos vídeos, às apostilas e materiais complementares quando houver.

1.3. Após o período de conclusão oferecido pelo curso, o acesso ao conteúdo HTML do curso é bloqueado, sendo necessária nova aquisição para novo acesso às aulas do curso bem como ao suporte e arquivos do mesmo. A Márcio Rodrigues & Associados não comercializa cursos em DVD. Somente cursos no formato Online.

1.4. Os cursos compreendem vários módulos. Para conclusão do curso e emissão de certificado é necessário fazer o simulado referente ao módulo, com acerto mínimo de 60%. São oferecidas três chances de acerto.

 

2. Das informações essenciais dos cursos

2.1. É de responsabilidade do aluno, antes da aquisição dos cursos, a conferência de seu conteúdo disponível, bem como os itens (programa) disponíveis em cada módulo. O aluno poderá conferir se o conteúdo programático do curso atende suas necessidades de aprendizado antes de comprá-lo.

2.2. Os cursos estarão disponíveis em texto em HTML, podendo haver também vídeos, slides e imagens, arquivos para download, etc. É de responsabilidade do aluno conferir os formatos disponíveis no módulo.

2.3. O conteúdo do curso pode sofrer alterações com informações complementares, a fim de aprimorar a aprendizagem.

 

3. Da certificação

3.1. A Márcio Rodrigues & Associados possibilita a emissão de certificado sem quaisquer custos adicionais aos alunos.

3.2. O certificado é oferecido somente após conclusão do curso completo (com realização e desempenho mínimo de 60% dos simulados, de todos os módulos).

3.3. O nome impresso no certificado é o mesmo do cadastro. Dessa forma é inteira responsabilidade do aluno o cadastro correto de seu nome em nosso sistema.

3.4. Caso o aluno esteja participando de algum curso viabilizado através do patrocínio de alguma empresa, o certificado poderá fazer menção à empresa, seja constando o nome ou logomarca.

3.5. A carga horária impressa no certificado poderá ser consultada pelo aluno dentro de cada curso no item “Ementa” da descrição do curso. A carga horária é compreendida no tempo para leitura dos textos em HTML e realização dos simulados. Esse tempo compreende também acesso quando houver vídeos aulas, leitura das apostilas do curso, bibliografia complementar, assim como os materiais complementares.

 

4. Cursos livres

4.1. Nossos cursos são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto não necessitam de portaria de regularização. No entanto, os cursos são válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo.

Além disso, a lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional mostra que os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, que é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Esta mesma lei cita que não há exigência de escolaridade anterior para esta modalidade de ensino.

 

5. Das formas de pagamento

5.1. No momento da compra o aluno deverá escolher a forma de pagamento mais adequada, através do Pag Seguro. Essa plataforma de cobrança disponibiliza pagamento via cartão de crédito onde as compras podem ser parceladas de acordo com as condições descritas no site ou boleto bancário.

5.2. O aluno é responsável pelo preenchimento correto dos dados necessários no ato da compra, seja através de nossos intermediadores como em nosso sistema.

 

6. Do tipo de cobrança

6.1. A Márcio Rodrigues & Associados não cobra mensalidades aos alunos. Os valores exibidos em nossos sites são valores cobrados unicamente pelo período de uso dos cursos vigentes.

6.2. Caso o aluno opte por pagar parcelado no cartão de crédito, a quitação do débito parcelado é de responsabilidade do aluno e do Pag Seguro. Quaisquer reclamações ou consultas relacionadas a pagamento através cartão de crédito deverá ser feita diretamente com o Pag Seguro.

 

7. Das regras de parcelamento

7.1. As regras de parcelamento seguem as condições do Pag Seguro.

7.2. Só é possível parcelamento de compras feitas por cartão de crédito.

 

8. Dos prazos e aprovação

8.1. Compras feitas por boleto bancário

8.1.1. Para compras feitas através de boleto bancário, o prazo para compensação é de até três dias úteis, por conta da compensação bancária.

 

8.2. Das compras feitas por cartão de crédito

8.2.1. Para compras feitas pelo cartão de crédito o prazo será variável de acordo com os termos do Pag Seguro.

 

9. Da liberação dos cursos Online

9.1. Os cursos online são liberados para acesso mediante a comprovação do pagamento efetuado pelos meios citados nas cláusulas 9.1, 9.1.1, 9.2 e 9.2.1.

9.2. Para pagamentos através de cartão de crédito, a liberação do curso é automática e depende da aprovação da transação do Pag Seguro. Assim que uma compra é aprovada pela operadora, o pedido retorna o status de Completo para nosso sistema que automaticamente libera o(s) curso(s) online na conta do aluno.

9.3. Para pagamentos através de boleto bancário, a liberação do curso dependerá da compensação bancária.

 

10. Dos termos da operadora

10.1. Optando por pagamento através cartão de crédito, o aluno é responsável pelo cumprimento das cláusulas contratuais vigentes pelo Pag Seguro, não sendo a Márcio Rodrigues & Associados responsável por aprovação, cancelamento ou consultas relativas às transações entre o aluno, a operadora do cartão de crédito ou instituição bancária.

 

11. Das dúvidas sobre o curso comprado

11.1. Todas as dúvidas técnicas sobre os cursos já comprados devem ser encaminhadas através do email de contato localizado na parte inferior da página principal do EAD Márcio Rodrigues. O suporte estará disponível ao aluno pelo mesmo período de disponibilidade do curso Online.

11.2. As dúvidas serão respondidas por consultores especialistas da MR & Associados, administradores ou monitores da Márcio Rodrigues & Associados em um prazo de até 36h em dias úteis, contudo este prazo poderá variar de acordo com a complexidade da dúvida postada pelo aluno. Aceitando esses termos, o aluno estará ciente de que o prazo para resposta poderá variar de acordo com a complexidade da dúvida.

11.3. As dúvidas devem estar relacionadas ao conteúdo dos cursos. A postagem das mesmas deve conter o máximo de detalhes possíveis.

11.4. A equipe da Márcio Rodrigues & Associados sente-se no direito de não prestar o suporte caso a dúvida não tenha relacionamento com o curso.

11.5. O suporte a essas condições citadas acima só ocorrerão caso esteja explicitamente informado na descrição do curso.

 

12. Da política de privacidade e autoria

12.1. Os cursos online tem um bloqueio para download, podendo ser visualizados apenas dentro da plataforma de ensino da Márcio Rodrigues & Associados.

12.2. A Márcio Rodrigues & Associados não libera e não permite o download do conteúdo de cada curso. O aluno deverá estudar dentro de nossa plataforma Online durante o período de vigência de acesso ao curso.

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Márcio Rodrigues & Associados ®. Esta publicação é obra intelectual protegida pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998).

Proibida a reprodução ou distribuição, mesmo parcial, sem autorização escrita do detentor de direitos autorais.

12.3. É de inteira responsabilidade do aluno que adquiriu o curso de NÃO propagar o seu conteúdo sob pena de processo civil contido na lei nº ‘781278’12786’1 do artigo penal 12318231809.

 

13. Dos cursos gratuitos

13.1. Eventualmente, serão disponibilizados alguns cursos Online gratuitos que serão organizados em categorias diversas e também na categoria "Cursos gratuitos". Esses treinamentos não geram nenhum ônus aos alunos.

13.2. Os treinamentos gratuitos podem ser excluídos da plataforma sem aviso prévio.

 

14. Das condições das promoções

14.1. Aceitando esses termos, os usuários estão cientes de que a Márcio Rodrigues & Associados poderá fazer promoções relâmpago sem aviso prévio, determinando valores e porcentagens de desconto para quaisquer produtos comercializados em nossos sites.

14.2. Os cupons disponíveis nas ações promocionais não são cumulativos.

 

15. Condição Geral

15.1. O curso só é liberado após o Aceite dos Termos e Condições acima e Pagamento.

 

 

Seguem alguns membros do corpo técnico do EAD Márcio Rodrigues. Ao total o grupo é formado por mais de 60 consultores especializados em várias áreas do segmento de panificação, confeitaria e alimentação.

 

Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do ITPC, vice-presidente da ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da AMIPÃO.

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho.

 

  Ariane Soares

Ariane Soares é engenheira de alimentos.

Consultora da Márcio Rodrigues & Associados, com foco em gerenciamento de produção e padronização de processo em produtos panificáveis, massas, salgados, doces e refeições (linha gourmet). Experiência em implementação de técnicas de congelamento, em projetos de diminuição de custos de produção, gestão de matéria- prima e desenvolvimento de novos produtos. Responsável por cursos (5S, BPF, Manipulador de alimentos, processos em produção) para capacitação de profissionais da área de panificação, confeitaria e refeições.

 

Carolina Câmara

Carolina Câmara é administradora de empresas com especialização em Planejamento e gestão organizacional.

Consultora da Márcio Rodrigues & Associados especialista em gestão para o setor de Alimentação Fora do Lar, Panificação e Confeitaria. Atuando no segmento de alimentação fora do lar há mais de 15 anos.




 

  Eneida Junqueira

Eneida Junqueira é psicóloga com carreira desenvolvida em Gestão de Recursos Humanos e em Orientação Profissional. É formada em Coaching pelo Instituto Holos. Atua como consultora da Márcio Rodrigues & Associados nas áreas de RH, Programa de Qualidade e Excelência no Atendimento.

 

  Emerson Amaral

Emerson Amaral é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial.

Empresário do segmento de panificação, consultor estratégico da Márcio Rodrigues & Associados e diretor Técnico do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria – ITPC. Instrutor e consultor nas áreas Administrativo-Financeira, Planejamento Estratégico e Marketing e Vendas com mais de cinco mil horas de treinamento e mais de 10.500 horas de consultorias em pequenas e micro-empresas de 20 estados do país, através da Márcio Rodrigues & Associados. É membro da diretoria do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais.

 

  Gilda Lima

Gilda Lima é psicóloga, pós-graduada em Gestão Empresarial.

Consultora Empresarial com vivência clínica e enfoque em família por mais de dez anos. Atua em processos de sucessão familiar, planejamento estratégico empresarial, desenvolvimento pessoal e profissional de equipes e gestores e capacitação de equipes para melhoria de desempenho. Instrutora e consultora há mais de dez anos, atuando nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Ambiente e Atendimento ao Cliente e também, co-facilitadora nos cursos de formação da Márcio Rodrigues & Associados.

 

  Lionel Verstraelen

Lionel Verstraelen é Belga de origem, estudou Confeitaria, Sorveteria e Chocolateria na Association des Compagnons du Devoir (Associação dos Companheiros do Dever), em Paris, e há sete anos reside no Brasil. 

Ministrou cursos no SENAI de Belo Horizonte (MG) e atualmente divide seu tempo como consultor da Marcio Rodrigues e Associados, desenvolvedor na Padaria Le Bon Pain, palestrante e owner da Steigen Kombucha.

 



Entre em Contato

Pagamento

Formas de Pagamento

Site Seguro

Site Seguro