Cursos online preparatorio Administrativo Financeiro - completo (gerencial e operacional)

1. Planejamento Operacional

O Planejamento operacional é a aplicação de uma série de rotinas administrativas, com o objetivo de medir e planejar os processos operacionais com base em dados reais. Essa ação acaba por mostrar a real situação da empresa e orientar o empreendedor na tomada de decisões assertivas acerca do seu negócio.

 

2. Como Reduzir Perdas

A ocorrência de perdas nas empresas são indícios de desperdícios na produção, desvio de produtos ou dinheiro, preço de custo defasado ou compras mal planejadas. Portanto, aprender a controlá-las significa maior chance de detectar problemas que estão acontecendo dentro da empresa, e oferecer à direção a chance de identificá-los e revertê-los.

 

3. Controle de Capital de Giro

O controle de capital de giro define o limite de retirada de capital para investimentos e compromissos financeiros, e também controlar o capital mínimo que a empresa precisa manter para gerar fluxo de caixa e volume de vendas. Entender quais os limites de retiradas, bem como as necessidades de financiamento ou manutenção do negócio são importantes para que a empresa se mantenha rentável.

 

4. Controle de Apuração do Resultado Operacional

O Resultado Operacional é a balança da empresa, um retrato de toda a operação. Dele, devem nascer todas as estratégias do negócio. A sua apuração mostra o lucro líquido e a geração de caixa, sendo o primeiro passo para a tomada de decisões. Ele mostra exatamente quanto é faturado no negócio, e principalmente se a empresa ganha mais do que gasta. Ou seja, se está dando lucro!

 

5. Balancete

O Balancete é um instrumento financeiro utilizado para visualizar a lista do total de débitos e créditos das contas da empresa. Assim, resume a situação financeira, permitindo analisar a movimentação das contas. Identifica, assim, a movimentação do Resultado operacional. Recomenda-se realizá-lo para que se confira o estado financeiro da empresa, e deixe-se de cometer erros de contabilidade que possam afetar o resultado anual.

 

6. Demonstrativo dos Encargos Sociais e Trabalhistas

Organizar e realizar corretamente o pagamento de todos os encargos sociais e trabalhistas que incidem sobre a folha de pagamento da empresa previne o pagamento de multas por atraso, e outros problemas junto ao Ministério do Trabalho e a Previdência Social. Controlar esse processo é importante que o empresário esteja preparado a cada mês para arcar com os impostos que influem sobre a folha de pagamento.

 

7. Cálculo dos Impostos

Não há como fugir dos impostos. É importante que o empresário esteja preparado a cada mês para arcar com os impostos sobre a operação do negócio, bem como cumprir as obrigações acessórias. Para isso, ele precisa conhecer as responsabilidades da empresa junto à Receita Federal, de acordo com a categoria em que se enquadre - Simples, Lucro Real ou Lucro Presumido.

 

8. Inventário

O Inventário é uma lista de bens e materiais disponíveis em estoque que estão armazenados na empresa ou externamente, mas que pertencem a ela. Para realizá-lo, é necessária a contagem de todos os itens de revenda e matérias primas. Essa é uma rotina essencial para a identificação de quebras nos processos da empresa. Lançamentos errados, receitas mal cadastradas, desvios de mercadorias e outros problemas podem ser identificados com essa ferramenta.

 

9. Diário Econômico e Diário Econômico Simplificado

O Diário Econômico é o registro do que aconteceu no dia no caixa da empresa. Nele, se discriminam os valores das entradas de mercadorias, as despesas operacionais e os investimentos ocorridos, bem como o total de cada conta. Sua atualização diária evita que as informações financeiras se percam no decorrer do tempo. A interpretação dos dados apurados permite analisar a coerência dos lançamentos e identificar possíveis desvios ou problemas.

 

10. Diário de Vendas

O Diário de Vendas é o registro resumido dos valores de venda do dia, tanto à vista como a prazo. Com ele, é apurado o faturamento bruto, ao longo do mês, e permite analisar as vendas por semana, por mês, a influência de ações de marketing sobre as vendas ou calcular o tíquete médio das vendas.

 

11. Saque Permitido

O Saque Permitido é um indicador do limite que a empresa tem para saques em dinheiro, sem afetar o caixa da empresa. Isso evita problemas como a descapitalização, aumento de custos por atrasos nos pagamentos, entre outras situações causadas pela retirada de recursos acima do limite.

 

12. Política de Compras

A Política de Compras é um instrumento de definição das prioridades e de estruturação das regras para compras de mercadorias na empresa. Ao aplicar as ferramentas que a compõe, o empresário organiza o processo de compras e assim previne erros, desvios e desperdício de capital. Além disso, bem estruturada, a política de compras ajuda o empresário a definir os itens de matéria-prima e revenda, os fornecedores, os mark-ups e preços de cada produto e a estratégia de reposição de mercadorias.

 

13. Calendário de Fornecedores

A principal vantagem de se elaborar um calendário de fornecedores é o controle do processo por parte do empresário ou funcionário. Imprevistos como falta ou excesso de produtos, negociações desvantajosas, produtos vencidos que não são trocados, entre outros erros, passam a ser evitados. Isso porque o empresário pode escolhe seus fornecedores, define os limites da negociação com cada um, lista seus dias e horários de entrega, entre outros detalhes que garantem o controle do processo de compras.

 

14. Controle de Compras de Rotina

Este é um roteiro para orientar funcionários de apoio a receber produtos de rotina, o que libera o empresário ou gerente para desempenhar funções mais estratégicas. Isso aumenta a produtividade do empresário ou gerente geral, que ganha mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas da operação.

 

15. Cotação de Preços

É a verificação de preços e condições de pagamento dos produtos oferecidas por diferentes fornecedores. A intenção é comparar diretamente o preço e as condições de pagamento dos produtos, principalmente daqueles em que há muitas opções de fornecedor. O objetivo é encontrar a melhor compra para a empresa, em preço e prazo, a partir do conhecimento do mercado.

 

16. Pedido de Compras

O Pedido de Compras é o registro da negociação feita entre a empresa e seu fornecedor e deve ser utilizado principalmente para orientar o funcionário que irá receber as mercadorias de acordo com o que foi comprado. A ideia é garantir que a compra será entregue corretamente, e prevenir entregas erradas ou incompletas.

 

17. Controle para Atualização de Preços

Mesmo em empresas pequenas, a lista de itens vendidos pode chegar a três mil. Nesse contexto, o controle de atualização de preços garante que as no preço de produtos de revenda aconteçam adequadamente, garantindo que nada fique com um valor defasado ou alto demais, evitando as quebras por um motivo ou outro.

 

18. Controle de Recebimento de Produtos

Ao controlar o recebimento de produtos, a empresa passa a ter uma rotina de atendimento aos fornecedores no momento da entrega de mercadorias. É um controle fundamental para o bom funcionamento e lucratividade da empresa, que evita erros na entrega, desvios, falta de produtos, entre outras quebras.

 

19. Controle de Grupos Críticos

O Controle de Produtos Críticos é uma ferramenta de balanço a ser utilizada diariamente, entre os turnos de funcionamento da empresa. Com ela, é possível controlar de perto o estoque de produtos de alto valor agregado e muito sujeito a desvios, como revistas, cigarros e recargas de celular.

 

20. Gestão de Estoque

Controlar a movimentação das mercadorias, tanto de revenda como matéria-prima no depósito é uma ação que se torna mais bem realizada com a gestão do estoque. Com ela, evita-se ao máximo as quebras e perdas, controlando assim os custos variáveis. Se por um lado o excesso de estoque representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos.

 

21. Controle de Ruptura de Revenda

O Controle de Ruptura de Revenda é uma ferramenta em que permite à empresa monitorar seu abastecimento, sem deixar prateleiras e gôndolas vazias. Serve para medir a amplitude das rupturas de revenda em cada departamento, permitindo a sua redução ou eliminação. Com isso, controla-se a falta de produtos de revenda, fidelizando o cliente e lhe proporcionando a oportunidade de ter acesso ao produto e marca desejados.

 

22. Pesquisa de Preço na Concorrência

Pesquisar o preço na concorrência é uma ação estratégica de verificar se os preços praticados pela empresa estão competitivos em relação aos concorrentes. A pesquisa envolve preços utilizados e práticas do mercado concorrente e permite que o empresário desenvolva formas para lidar com a concorrência. Com isso, é possível realizar ações que garantam a fidelidade dos clientes no negócio.

 

23. Preço Ativador de Vendas

Quem são os ativadores de venda? São produtos que despertam a confiança do cliente no ponto de venda, de forma que ele se disponha a o valor indicado pela conveniência de encontrar determinado produto na loja. Entender como definir essa lista e o preço certo a ser colocado pode fazer grande diferença na relação dos clientes com a empresa, de forma que eles a tenham como referência de se encontrar aquilo que deseja, num preço justo.

 

24. Transferência Interna de Produtos

A transferência interna de produtos tem o objetivo de controlar a transferência de produtos da área de vendas para a produção bem como da produção para a área de vendas. Como resultado, se obtém melhor apuração do resultado operacional, principalmente dos custos variáveis e acompanhamento da movimentação de mercadorias internas.

 

25. Controle de Movimentação Financeira

O resultado de um controle de movimentação financeira eficiente é evitar desvios de dinheiro de forma segura, além de permite a organização do planejamento financeiro para alcance de metas. Além de prevenir prejuízos e desvios, os controles proporcionam a independência financeira da empresa, que passa a ser capaz de planejar e alcançar suas metas.

 

26. Acerto de Caixa

É o registro dos valores recebidos pela empresa em vendas diretas, durante o período de trabalho de cada caixa. Também identifica o funcionário responsável, os valores entregues em troco, e as retiradas de dinheiro - sangrias. O objetivo é controlar a movimentação dos caixas em cada período de atendimento, evitar desvios e manter os registros de entrada de dinheiro atualizados.

 

27. Movimento do Caixa Central

Essa ferramenta permite que o proprietário conheça sempre a sua situação financeira, e confira informações para identificar erros e desvios. Busca centralizar os acertos dos caixas e rastrear o dinheiro até o momento de ser depositado no banco. Organiza e garante a segurança das operações financeiras centrais, além de prevenir desvios.

 

28. Conciliação Bancária

Este é um controle simples e de muita importância para as operações financeiras da empresa, que organiza e garante a segurança das operações bancárias, sincronizadas às operações financeiras internas. Controla as entradas, saídas e o saldo no banco.

 

29. Controle de Cheques Pré-datados

Serve para controlar os cheques emitidos para pagamentos futuros. Traz como resultado a organização das entradas futuras para controle da operação financeira, e prevenção de desvios.

 

30. Contas a Pagar

O controle sobre as Contas a Pagar é crucial para a saúde financeira da empresa. Honrar compromissos com fornecedores, funcionários e outros públicos deve ser uma das prioridades, se o objetivo é viabilizar a operação. Mesmo que a empresa esteja em situação difícil, o controle é importante para orientar possíveis negociações.

 

31. Títulos a Receber

O controle dos títulos a receber é muito importante para as empresas que desejam oferecer a alternativa de compras a prazo para seus clientes. Essa é uma forma interessante de fidelizar e cativar clientes, porém quando mal gerenciada pode trazer grandes perdas para a empresa. Sua realização, portanto, gerencia as vendas a prazo para controle interno e apuração do capital de giro.

 

32. Previsão de Caixa

Saber o que a empresa tem a pagar e receber é o mínimo para garantir tranquilidade na operação. A ferramenta de previsão de caixa reúne todas as informações necessárias para que o financeiro funcione de forma correta, trazendo organização ao fluxo de caixa e boa manutenção da operação da empresa.

 

33. Gerenciamento de Custos
O gerenciamento de custos mostra que conhecer os fatores que determinam o preço de custo das mercadorias é primordial para garantir melhores resultados para o negócio. Além disso, permite conhecer os produtos que não dão lucro, para tirá-los de linha caso seja necessário, fazendo com que a empresa possa investir na venda de produtos mais rentáveis, redefinir o mix de produção de forma consciente e fazer promoções mais audaciosas.


34. Simulação de Custos
A Simulação de Custos é um cálculo importante a ser feito dentro da empresa, para verificar se cada departamento está cumprindo com seu compromisso de pagar pelo funcionamento da operação como um todo. Serve para identificar o markup mínimo que cada produto deve ter para que os custos da operação sejam cobertos. Busca-se com ele um melhor resultado operacional, precificação correta, melhor distribuição dos custos entre os produtos.

35. Apuração do Custo
A Apuração do Custo é uma ferramenta para análise e distribuição correta dos custos fixos entre todos os itens produzidos pela empresa, independente da sua complexidade. O resultado pretendido é a distribuição equilibrada dos custos fixos e de matéria-prima da produção própria e precificação correta para remuneração do capital.

36. Controle de Custo dos Produtos Fabricados
No controle de custo dos produtos fabricados, a formação do custo de cada item é detalhada, sendo possível assim identificar onde as quebras acontecem com mais frequência, no caso de aumento da diferença do custo variável, e quais fatores contribuem para o aumento do custo - seja embalagem, matéria-prima, ou até mesmo um equipamento danificado. Com essa verificação, é possível saber se, no dia a dia, os custos estão sendo mantidos dentro do permitido.

37. Controle de Produção
O controle de produção proporciona melhorias significativas na produtividade da empresa, a partir do acompanhamento sistemático dos processos internos. Esse acompanhamento entre o que se esperava produzir, e o que foi de fato produzido, e de onde houve quebras, tem um impacto positivo sobre a produtividade, desde que utilizado como fonte de orientação para intervenções assertivas para correção dos processos.

38. Apuração Total de Custos
A importância da apuração de custos no controle das despesas é evidente, uma vez que permite uma visualização ampla dos custos da indústria dentro da empresa. Essas informações devem ser então fonte de conhecimento para o empresário, que deve agir a partir delas de forma a obter melhores resultados em seu negócio, a partir do controle de custos.

 

39. Indicadores

Os indicadores mostram ao empresário como estão a qualidade, os custos, a moral dos funcionários e a produtividade. Este conjunto de ferramentas oferece os parâmetros para analisar os resultados da empresa, e permite definir metas compatíveis com as suas possibilidades.

 

40. Ponto de Equilíbrio

O Ponto de Equilíbrio, um dos principais Indicadores de custo, é o ponto no qual a margem bruta acumulada cobre os custos operacionais, ou seja é o faturamento mínimo para manter a empresa em funcionamento. Seu cálculo é simples, e deve ser refeito periodicamente, como forma de acompanhar o crescimento dos custos, e atualizar objetivos de resultado operacional. Conhecendo seu Ponto de Equilíbrio, a empresa tem condições de programar novos investimentos.

 

41. Giro de Estoque

O giro de estoque é um dos indicadores de custo que mais afetam o dia a dia da operação. Saber quanto tempo o estoque leva para “girar”, ou seja, para ser completamente utilizado ou vendido, é importante para praticamente todos os setores da empresa. Utilizando-o corretamente, previne desabastecimento, vencimento de produtos, compras desnecessárias, entre outros fatores que impactam nos custos.

 

42. Controle de Perdas na Produção - Custos

Controlar as perdas na fabricação própria é um indicador importante para os custos da empresa. Principalmente em produções não automatizadas, o índice de falhas pode deixar fazer boa parte do capital da empresa descer pelo ralo. Saber quanto se está desperdiçando é o primeiro passo para implantar medidas de correção dos processos, e gerenciar a produção para que ela possa ser cada dia mais eficiente. Portanto, esse controle serve para gerenciar perdas de matéria-prima e produtos de fabricação própria, calcular o desperdício e identificar falhas de processo.

 

43. Resultado Operacional por Funcionário - Produtividade

O cálculo de resultado operacional por funcionário informa ao empresário sobre os níveis de produtividade de sua equipe. A ferramenta pode ser utilizada de forma global ou direcionada a setores específicos. A partir da análise periódica dos resultados, é possível identificar alterações de desempenho, e necessidades dos setores, bem como estabelecer metas de produtividade, trabalhando para gerenciar a equipe com mais segurança.

 

44. Venda Mensal por Funcionário - Produtividade

Com o cálculo sobre a venda mensal por funcionário a empresa obtém informações sobre a performance de sua equipe. A ferramenta pode ser utilizada de forma global ou com foco em setores específicos da loja, como mercearia, fabricação própria, delivery e lanchonete. A partir da análise periódica desses resultados, é possível identificar alterações de desempenho, e necessidades dos setores, bem como estabelecer metas de vendas por setor, por exemplo.

 

45. Produtividade no Atendimento

Analisar a produtividade no atendimento é importante, principalmente para as empresas que oferecem serviços. A quantidade de clientes que cada funcionário pode atender por dia influencia diretamente a qualidade do atendimento. Por isso, é importante conhecê-lo para avaliar se a equipe está sendo produtiva, ou se precisa de reforços.

 

46. Produtividade na Indústria

Para as empresas que oferecem produtos de fabricação própria, ter uma produção eficiente é essencial. Por isso, o cálculo da produtividade na indústria é importante, pois vai munir o empresário com informações sobre o setor. Essas informações, a seguir, devem ser usadas para guiar tomadas de decisão sobre a produção. Com isso, é possível obter um aumento na produtividade, a partir de ações realizadas pela gerência com base nos resultados apurados.

 

47. Produtividade por Setores da Indústria

Em empresas que oferecem um amplo mix de produtos de fabricação própria, os setores costumam divergir entre si em relação à sua produtividade. Assim, o cálculo da produtividade por setores da indústria demonstra se cada setor está trabalhando de forma satisfatória, ou se precisa de ajustes. Essas informações devem ser usadas para guiar tomadas de decisão sobre a produção.

 

48. Análise de Indicadores

O mercado está em constante movimento, e para estar inserido nele é preciso acompanhar sua evolução. Estar atento aos indicadores de qualidade, produtividade, faturamento e tantos outros é essencial para que a empresa trabalhe por objetivos realistas e concretos. Ao analisar de seus próprios resultados e compará-los com os resultados do setor, o empresário constrói uma imagem concreta do seu negócio e passa a ter um referencial que irá ajudá-lo a estabelecer metas e objetivos.

 

49. Construção de Plano de Metas através de Indicadores

Os indicadores são usados para medir o impacto das ações nas melhorias que acontecem na empresa. É necessário ter referências que orientem o empresário sobre como está a qualidade, custos, moral dos funcionários e produtividade. Esta ferramenta possibilita ter parâmetros para conhecer os resultados da empresa e permite definir metas compatíveis com nossas possibilidades.

 

 50. Estratégia de Gerenciamento

Gerenciar processos significa planejar o trabalho, executá-lo, verificar se há erros e fazer correções quando necessário. Implica em conhecer as ações (causa) que vão atingir determinado resultado (efeito) na empresa como um todo. Assim é possível eliminar problemas de forma definitiva, buscando resultados como planejamento, estabelecimentos de metas e conquista de melhores resultados operacionais e administrativos.

 

51. Direcionamento da Gerência

O primeiro passo para o gerenciamento satisfatório da empresa é conhecer os processos e avaliar sua execução com frequência. A ferramenta de direcionamento da gerência é um guia para os gerentes, que tem como principais responsabilidades acompanhar o dia a dia da empresa e manter os processos em bom funcionamento.

 

52. Direcionamento da Gerência – Setor Administrativo

O objetivo de direcionar a gerência no setor administrativo é guiar a gerência no controle dos processos deste setor, buscando uma administração eficaz, organização e melhores resultados.

 

53. Direcionamento da Gerência – Setor de Vendas

O objetivo de direcionar a gerência no setor de vendas é guiar a gerência no controle dos processos deste setor, buscando uma administração eficaz, organização e melhores resultados.

 

54. Direcionamento da Gerência – Setor de Produção

O objetivo de direcionar a gerência no setor de produção é guiar a gerência no controle dos processos deste setor, buscando uma administração eficaz, organização e melhores resultados.

 

55. Mapeamento de Processos Críticos – MPC

O mapeamento dos processos é uma técnica utilizada para entender de forma clara e simples como uma unidade de negócio está operando. Busca medir os processos existentes na empresa, levando à melhoria dos resultados com base no acompanhamento contínuo dos processos realizados.

 

56. Planejamento de Atividades

Planejar significa decidir antecipadamente o que fazer. Assim, o planejamento de atividades confere a possibilidade de poupar tempo e energia em investimentos que podem se transformar em grandes dores de cabeça. O resultado desejado é melhorar os resultados da empresa, através de decisões antecipadas sobre a administração do negócio.

 

57. Administração do Tempo

O verdadeiro segredo dos profissionais que mais realizam em suas atividades é a administração do tempo, a partir da administração satisfatória de si mesmos. Administrar o tempo é planejar, organizar e executar as tarefas no momento propício, esforçando-se ao máximo para não se distrair dos objetivos ao longo de cada dia. É importante lembrar que nos negócios, como na vida, resultados são construídos pouco a pouco, com esforço concentrado e contínuo, dia a dia. Pretende-se, pois, apresentar orientações para se definir uma agenda diária de tarefas, com ordem de prioridades e tempo a ser disponibilizado para cada uma, visando melhor aproveitamento do tempo de trabalho, mais eficiência e melhores resultados.

 

58. Agenda de Compromissos do Mês

A agenda de compromissos do mês é uma forma resumida de visualizar as contas a pagar mensalmente, favorecendo a previsão de caixa e o cumprimento dos compromissos financeiros que não têm documentos correspondentes que possam lembrar os dias de pagamento (exemplo: INSS, conta de luz, aluguel).

 

59. Agenda de Compromissos da Semana

A agenda de compromissos da semana é uma forma resumida de visualizar todas as rotinas administrativas e operacionais a serem realizadas na semana. Essa atitude facilita a organização e previsão de tarefas, e favorece a conquista de bons resultados de trabalho a curto e médio prazos.


Plataforma EAD GlobalEAD

Acesso do Aluno

Curso Administrativo Financeiro - completo (gerencial e operacional)

Público-alvo:

Interessados e pessoas atuantes em empresas de todos os portes com fabricação própria. Profissionais envolvidos na execução de tarefas as quais o conteúdo se aplica.

 

Objetivos:
- Medir resultados financeiros, planejar processos operacionais e definir limites e possibilidades do negócio com base em indicadores;
- Oferecer informações para que os participantes possam compreender a importância da estruturação da gestão financeira como forma de melhorar o desempenho e resultado de sua empresa;
- Oferecer ferramentas que permitam a estruturação e implantação de controles no setor financeiro da padaria.

 

Módulos:

1. Planejamento Operacional
2. Como Reduzir Perdas (Controle de Custo de Mercadoria Vendida – CMV)
3. Controle de Capital de Giro
4. Controle de Apuração do Resultado Operacional
5. Balancete
6. Demonstrativo dos Encargos Sociais e Trabalhistas
7. Cálculos de Impostos
8. Inventário
9. Diário Econômico e Diário Econômico Simplificado
10. Diário de Vendas
11. Saque Permitido
12. Política de Compras
13. Calendário de Fornecedores
14. Controle de Compras de Rotina
15. Cotação de Preços
16. Pedido de Compras
17. Controle para Atualização de Preços
18. Controle de Recebimento de Produtos
19. Controle de Grupos Críticos
20. Gestão de Estoque
21. Controle de Ruptura de Revenda
22. Pesquisa de Preço da Concorrência
23. Preço Ativador de Vendas
24. Transferência Interna de Produtos
25. Controle de Movimentação Financeira
26. Acerto de Caixa
27. Movimento do Caixa Central
28. Conciliação Bancária
29. Controle de Cheques Pré-datados
30. Contas a Pagar
31. Títulos a Receber
32. Previsão de Caixa
33. Gerenciamento de Custos
34. Simulação de Custos
35. Apuração do Custo
36. Controle de Custo dos Produtos Fabricados
37. Controle de Produção
38. Indicadores
39. Ponto de Equilíbrio
40. Giro de Estoque
41. Controle de Perdas na Produção - Custos
42. Resultado Operacional por Funcionário - Produtividade
43. Venda Mensal por Funcionário – Produtividade
44. Produtividade no Atendimento
45. Produtividade na Indústria
46. Produtividade por Setores da Indústria
47. Análise de Indicadores
48. Construção de Plano de Metas através de Indicadores
49. Estratégia de Gerenciamento
50. Direcionamento da Gerência
51. Direcionamento da Gerência – Setor Administrativo
52. Direcionamento da Gerência – Setor de Vendas
53. Direcionamento da Gerência – Setor de Produção
54. Mapeamento dos Processos Críticos - MPC
56. Planejamento de Atividades
57. Administração do Tempo
58. Agenda de Compromissos do Mês
59. Agenda de Compromissos da Semana

 

Estrutura do Curso:
Os módulos serão liberados para serem feitos livremente. Contudo, o certificado só é liberado após conclusão da leitura e dos simulados de todos os módulos.

 

Certificado de Conclusão:
O certificado de conclusão será emitido em formato PDF aos alunos que obtiverem 60% de aproveitamento do treinamento mediante a realização de um simulado.

 

Carga Horária:

214 horas

 

Prazo para Conclusão do Curso:

330 dias

Planejamento Operacional

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Como Reduzir Perdas (Controle de Custo de Mercadoria Vendida - CMV)

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Capital de Giro

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Apuração do Resultado Operacional

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Balancete

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Demonstrativo dos Encargos Sociais e Trabalhistas

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Cálculo de Impostos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Inventário

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Diário Econômico e Diário Econômico Simplificado

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Diário de Vendas

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Saque Permitido

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de CMV de Revenda

.

Política de Compras

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Calendário de Fornecedores

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Compras de Rotina

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Cotação de Preços

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Pedido de Compras

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle para Atualização de Preços

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Recebimento de Produtos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Títulos a Receber

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Grupos Críticos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Gestão de Estoque

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Ruptura de Revenda

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Pesquisa de Preço da Concorrência

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Ativadores de Vendas

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Percepção de Preço pelos Clientes

.

Transferência Interna de Produtos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Movimentação Financeira

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Acerto de Caixa

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Movimento do Caixa Central

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Conciliação Bancária

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Cheques Pré-datados

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Contas a Pagar

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Previsão de Caixa

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Gerenciamento de Custos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Simulação de Custos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Apuração do Custo

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Custo dos Produtos Fabricados

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Apuração Total de Custos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Indicadores

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Ponto de Equilíbrio

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Giro de Estoque

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Perdas na Produção - Custos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Resultado Operacional por Funcionário - Produtividade

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Venda Mensal por Funcionário - Produtividade

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Produtividade no Atendimento

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Produtividade na Indústria (Administrativo/ Financeiro)

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Produtividade por Setores da Indústria

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Análise de Indicadores

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Construção de Plano de Metas através de Indicadores

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Estratégia de Gerenciamento

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Direcionamento da Gerência

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Direcionamento da Gerência - Setor Administrativo

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Direcionamento da Gerência - Setor de Vendas

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Direcionamento da Gerência - Setor de Produção

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Mapeamento dos Processos Críticos - MPC

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Planejamento de Atividades

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Administração do Tempo

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Agenda de Compromissos do Mês

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Agenda de Compromissos da Semana

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Planejamento Operacional

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 80 dias

.

O Planejamento operacional é a aplicação de uma série de rotinas administrativas, com o objetivo de medir e planejar os processos operacionais com base em dados reais. Essa ação acaba por mostrar a real situação da empresa e orientar o empreendedor na tomada de decisões assertivas acerca do seu negócio.

.

Como Reduzir Perdas (Controle de Custo de Mercadoria Vendida - CMV)

Carga Horária: 5 horas

Prazo para Conclusão: 80 dias

.

A ocorrência de perdas nas empresas são indícios de desperdícios na produção, desvio de produtos ou dinheiro, preço de custo defasado ou compras mal planejadas. Portanto, aprender a controlá-las significa maior chance de detectar problemas que estão acontecendo dentro da empresa, e oferecer à direção a chance de identificá-los e revertê-los.

.

Controle de Capital de Giro

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 80 dias

.

O controle de capital de giro define o limite de retirada de capital para investimentos e compromissos financeiros, e também controlar o capital mínimo que a empresa precisa manter para gerar fluxo de caixa e volume de vendas. Entender quais os limites de retiradas, bem como as necessidades de financiamento ou manutenção do negócio são importantes para que a empresa se mantenha rentável.

.

Controle de Apuração do Resultado Operacional

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 80 dias

.

O Resultado Operacional é a balança da empresa, um retrato de toda a operação. Dele, devem nascer todas as estratégias do negócio. A sua apuração mostra o lucro líquido e a geração de caixa, sendo o primeiro passo para a tomada de decisões. Ele mostra exatamente quanto é faturado no negócio, e principalmente se a empresa ganha mais do que gasta. Ou seja, se está dando lucro!

.

Balancete

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 80 dias

.

O Balancete é um instrumento financeiro utilizado para visualizar a lista do total de débitos e créditos das contas da empresa. Assim, resume a situação financeira, permitindo analisar a movimentação das contas. Identifica, assim, a movimentação do Resultado operacional. Recomenda-se realizá-lo para que se confira o estado financeiro da empresa, e deixe-se de cometer erros de contabilidade que possam afetar o resultado anual.

.

Demonstrativo dos Encargos Sociais e Trabalhistas

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 80 dias

.

Organizar e realizar corretamente o pagamento de todos os encargos sociais e trabalhistas que incidem sobre a folha de pagamento da empresa previne o pagamento de multas por atraso, e outros problemas junto ao Ministério do Trabalho e a Previdência Social. Controlar esse processo é importante que o empresário esteja preparado a cada mês para arcar com os impostos que influem sobre a folha de pagamento.

.

Cálculo de Impostos

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 80 dias

.

Não há como fugir dos impostos. É importante que o empresário esteja preparado a cada mês para arcar com os impostos sobre a operação do negócio, bem como cumprir as obrigações acessórias. Para isso, ele precisa conhecer as responsabilidades da empresa junto à Receita Federal, de acordo com a categoria em que se enquadre - Simples, Lucro Real ou Lucro Presumido.

.

Inventário

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 80 dias

.

O Inventário é uma lista de bens e materiais disponíveis em estoque que estão armazenados na empresa ou externamente, mas que pertencem a ela. Para realizá-lo, é necessária a contagem de todos os itens de revenda e matérias primas. Essa é uma rotina essencial para a identificação de quebras nos processos da empresa. Lançamentos errados, receitas mal cadastradas, desvios de mercadorias e outros problemas podem ser identificados com essa ferramenta.

.

Diário Econômico e Diário Econômico Simplificado

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 80 dias

.

O Diário Econômico é o registro do que aconteceu no dia no caixa da empresa. Nele, se discriminam os valores das entradas de mercadorias, as despesas operacionais e os investimentos ocorridos, bem como o total de cada conta. Sua atualização diária evita que as informações financeiras se percam no decorrer do tempo. A interpretação dos dados apurados permite analisar a coerência dos lançamentos e identificar possíveis desvios ou problemas.

.

Diário de Vendas

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 80 dias

.

O Diário de Vendas é o registro resumido dos valores de venda do dia, tanto à vista como a prazo. Com ele, é apurado o faturamento bruto, ao longo do mês, e permite analisar as vendas por semana, por mês, a influência de ações de marketing sobre as vendas ou calcular o tíquete médio das vendas.

.

Saque Permitido

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 80 dias

.

O Saque Permitido é um indicador do limite que a empresa tem para saques em dinheiro, sem afetar o caixa da empresa. Isso evita problemas como a descapitalização, aumento de custos por atrasos nos pagamentos, entre outras situações causadas pela retirada de recursos acima do limite.

.

Controle de CMV de Revenda

Carga Horária: 5 horas

Prazo para Conclusão: 80 dias

.

É imprescindível a identificação das falhas no controle de CMV de revenda, responsáveis pelos resultados insatisfatórios de rentabilidade.

.

Política de Compras

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

A Política de Compras é um instrumento de definição das prioridades e de estruturação das regras para compras de mercadorias na empresa. Ao aplicar as ferramentas que a compõe, o empresário organiza o processo de compras e assim previne erros, desvios e desperdício de capital. Além disso, bem estruturada, a política de compras ajuda o empresário a definir os itens de matéria-prima e revenda, os fornecedores, os mark-ups e preços de cada produto e a estratégia de reposição de mercadorias.

.

Calendário de Fornecedores

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

A principal vantagem de se elaborar um calendário de fornecedores é o controle do processo por parte do empresário ou funcionário. Imprevistos como falta ou excesso de produtos, negociações desvantajosas, produtos vencidos que não são trocados, entre outros erros, passam a ser evitados. Isso porque o empresário pode escolhe seus fornecedores, define os limites da negociação com cada um, lista seus dias e horários de entrega, entre outros detalhes que garantem o controle do processo de compras.

.

Controle de Compras de Rotina

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Este é um roteiro para orientar funcionários de apoio a receber produtos de rotina, o que libera o empresário ou gerente para desempenhar funções mais estratégicas. Isso aumenta a produtividade do empresário ou gerente geral, que ganha mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas da operação.

.

Cotação de Preços

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

É a verificação de preços e condições de pagamento dos produtos oferecidas por diferentes fornecedores. A intenção é comparar diretamente o preço e as condições de pagamento dos produtos, principalmente daqueles em que há muitas opções de fornecedor. O objetivo é encontrar a melhor compra para a empresa, em preço e prazo, a partir do conhecimento do mercado.

.

Pedido de Compras

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O Pedido de Compras é o registro da negociação feita entre a empresa e seu fornecedor e deve ser utilizado principalmente para orientar o funcionário que irá receber as mercadorias de acordo com o que foi comprado. A ideia é garantir que a compra será entregue corretamente, e prevenir entregas erradas ou incompletas.

.

Controle para Atualização de Preços

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Mesmo em empresas pequenas, a lista de itens vendidos pode chegar a três mil. Nesse contexto, o controle de atualização de preços garante que as no preço de produtos de revenda aconteçam adequadamente, garantindo que nada fique com um valor defasado ou alto demais, evitando as quebras por um motivo ou outro.

.

Títulos a Receber

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

O controle dos títulos a receber é muito importante para as empresas que desejam oferecer a alternativa de compras a prazo para seus clientes. Essa é uma forma interessante de fidelizar e cativar clientes, porém quando mal gerenciada pode trazer grandes perdas para a empresa. Sua realização, portanto, gerencia as vendas a prazo para controle interno e apuração do capital de giro.

.

Controle de Recebimento de Produtos

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Ao controlar o recebimento de produtos, a empresa passa a ter uma rotina de atendimento aos fornecedores no momento da entrega de mercadorias. É um controle fundamental para o bom funcionamento e lucratividade da empresa, que evita erros na entrega, desvios, falta de produtos, entre outras quebras.

.

Controle de Grupos Críticos

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O Controle de Produtos Críticos é uma ferramenta de balanço a ser utilizada diariamente, entre os turnos de funcionamento da empresa. Com ela, é possível controlar de perto o estoque de produtos de alto valor agregado e muito sujeito a desvios, como revistas, cigarros e recargas de celular.

.

Gestão de Estoque

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Controlar a movimentação das mercadorias, tanto de revenda como matéria-prima no depósito é uma ação que se torna mais bem realizada com a gestão do estoque. Com ela, evita-se ao máximo as quebras e perdas, controlando assim os custos variáveis. Se por um lado o excesso de estoque representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos.

.

Controle de Ruptura de Revenda

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O Controle de Ruptura de Revenda é uma ferramenta em que permite à empresa monitorar seu abastecimento, sem deixar prateleiras e gôndolas vazias. Serve para medir a amplitude das rupturas de revenda em cada departamento, permitindo a sua redução ou eliminação. Com isso, controla-se a falta de produtos de revenda, fidelizando o cliente e lhe proporcionando a oportunidade de ter acesso ao produto e marca desejados.

.

Pesquisa de Preço da Concorrência

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Pesquisar o preço na concorrência é uma ação estratégica de verificar se os preços praticados pela empresa estão competitivos em relação aos concorrentes. A pesquisa envolve preços utilizados e práticas do mercado concorrente e permite que o empresário desenvolva formas para lidar com a concorrência. Com isso, é possível realizar ações que garantam a fidelidade dos clientes no negócio.

.

Ativadores de Vendas

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Quem são os ativadores de venda? São produtos que despertam a confiança do cliente no ponto de venda, de forma que ele se disponha a o valor indicado pela conveniência de encontrar determinado produto na loja. Entender como definir essa lista e o preço certo a ser colocado pode fazer grande diferença na relação dos clientes com a empresa, de forma que eles a tenham como referência de se encontrar aquilo que deseja, num preço justo.

.

Percepção de Preço pelos Clientes

Carga Horária: 1 horas

Prazo para Conclusão: 30 dias

.

Através de estudo, foram levantadas informações a respeito de como os clientes percebem os preços dos produtos que consomem nas padarias e supermercados. São informações relevantes para o momento da precificação.

.

Transferência Interna de Produtos

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

A transferência interna de produtos tem o objetivo de controlar a transferência de produtos da área de vendas para a produção bem como da produção para a área de vendas. Como resultado, se obtém melhor apuração do resultado operacional, principalmente dos custos variáveis e acompanhamento da movimentação de mercadorias internas.

.

Controle de Movimentação Financeira

Carga Horária: 30 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

O resultado de um controle de movimentação financeira eficiente é evitar desvios de dinheiro de forma segura, além de permite a organização do planejamento financeiro para alcance de metas. Além de prevenir prejuízos e desvios, os controles proporcionam a independência financeira da empresa, que passa a ser capaz de planejar e alcançar suas metas.

.

Acerto de Caixa

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

É o registro dos valores recebidos pela empresa em vendas diretas, durante o período de trabalho de cada caixa. Também identifica o funcionário responsável, os valores entregues em troco, e as retiradas de dinheiro - sangrias. O objetivo é controlar a movimentação dos caixas em cada período de atendimento, evitar desvios e manter os registros de entrada de dinheiro atualizados.

.

Movimento do Caixa Central

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

Essa ferramenta permite que o proprietário conheça sempre a sua situação financeira, e confira informações para identificar erros e desvios. Busca centralizar os acertos dos caixas e rastrear o dinheiro até o momento de ser depositado no banco. Organiza e garante a segurança das operações financeiras centrais, além de prevenir desvios.

.

Conciliação Bancária

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

Este é um controle simples e de muita importância para as operações financeiras da empresa, que organiza e garante a segurança das operações bancárias, sincronizadas às operações financeiras internas. Controla as entradas, saídas e o saldo no banco.

.

Controle de Cheques Pré-datados

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

Serve para controlar os cheques emitidos para pagamentos futuros. Traz como resultado a organização das entradas futuras para controle da operação financeira, e prevenção de desvios.

.

Contas a Pagar

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

O controle sobre as Contas a Pagar é crucial para a saúde financeira da empresa. Honrar compromissos com fornecedores, funcionários e outros públicos deve ser uma das prioridades, se o objetivo é viabilizar a operação. Mesmo que a empresa esteja em situação difícil, o controle é importante para orientar possíveis negociações.

.

Previsão de Caixa

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

Saber o que a empresa tem a pagar e receber é o mínimo para garantir tranquilidade na operação. A ferramenta de previsão de caixa reúne todas as informações necessárias para que o financeiro funcione de forma correta, trazendo organização ao fluxo de caixa e boa manutenção da operação da empresa.

.

Gerenciamento de Custos

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

O gerenciamento de custos mostra que conhecer os fatores que determinam o preço de custo das mercadorias é primordial para garantir melhores resultados para o negócio. Além disso, permite conhecer os produtos que não dão lucro, para tirá-los de linha caso seja necessário, fazendo com que a empresa possa investir na venda de produtos mais rentáveis, redefinir o mix de produção de forma consciente e fazer promoções mais audaciosas.

.

Simulação de Custos

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

A Simulação de Custos é um cálculo importante a ser feito dentro da empresa, para verificar se cada departamento está cumprindo com seu compromisso de pagar pelo funcionamento da operação como um todo. Serve para identificar o mark-up mínimo que cada produto deve ter para que os custos da operação sejam cobertos. Busca-se com ele um melhor resultado operacional, precificação correta, melhor distribuição dos custos entre os produtos.

.

Apuração do Custo

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

A Apuração do Custo é uma ferramenta para análise e distribuição correta dos custos fixos entre todos os itens produzidos pela empresa, independente da sua complexidade. O resultado pretendido é a distribuição equilibrada dos custos fixos e de matéria-prima da produção própria e precificação correta para remuneração do capital.

.

Controle de Custo dos Produtos Fabricados

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

No controle de custo dos produtos fabricados, a formação do custo de cada item é detalhada, sendo possível assim identificar onde as quebras acontecem com mais frequência, no caso de aumento da diferença do custo variável, e quais fatores contribuem para o aumento do custo - seja embalagem, matéria-prima, ou até mesmo um equipamento danificado. Com essa verificação, é possível saber se, no dia a dia, os custos estão sendo mantidos dentro do permitido.

.

Controle de Produção

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

O controle de produção proporciona melhorias significativas na produtividade da empresa, a partir do acompanhamento sistemático dos processos internos. Esse acompanhamento entre o que se esperava produzir, e o que foi de fato produzido, e de onde houve quebras, tem um impacto positivo sobre a produtividade, desde que utilizado como fonte de orientação para intervenções assertivas para correção dos processos.

.

Apuração Total de Custos

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 70 dias

.

A importância da apuração de custos no controle das despesas é evidente, uma vez que permite uma visualização ampla dos custos da indústria dentro da empresa. Essas informações devem ser então fonte de conhecimento para o empresário, que deve agir a partir delas de forma a obter melhores resultados em seu negócio, a partir do controle de custos.

.

Indicadores

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 100 dias

.

Os indicadores mostram ao empresário como estão a qualidade, os custos, a moral dos funcionários e a produtividade. Este conjunto de ferramentas oferece os parâmetros para analisar os resultados da empresa, e permite definir metas compatíveis com as suas possibilidades.

.

Ponto de Equilíbrio

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 100 dias

.

O Ponto de Equilíbrio, um dos principais Indicadores de custo, é o ponto no qual a margem bruta acumulada cobre os custos operacionais, ou seja é o faturamento mínimo para manter a empresa em funcionamento. Seu cálculo é simples, e deve ser refeito periodicamente, como forma de acompanhar o crescimento dos custos, e atualizar objetivos de resultado operacional. Conhecendo seu Ponto de Equilíbrio, a empresa tem condições de programar novos investimentos.

.

Giro de Estoque

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 100 dias

.

O giro de estoque é um dos indicadores de custo que mais afetam o dia a dia da operação. Saber quanto tempo o estoque leva para “girar”, ou seja, para ser completamente utilizado ou vendido, é importante para praticamente todos os setores da empresa. Utilizando-o corretamente, previne desabastecimento, vencimento de produtos, compras desnecessárias, entre outros fatores que impactam nos custos.

.

Controle de Perdas na Produção - Custos

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 100 dias

.

Controlar as perdas na fabricação própria é um indicador importante para os custos da empresa. Principalmente em produções não automatizadas, o índice de falhas pode deixar fazer boa parte do capital da empresa descer pelo ralo. Saber quanto se está desperdiçando é o primeiro passo para implantar medidas de correção dos processos, e gerenciar a produção para que ela possa ser cada dia mais eficiente. Portanto, esse controle serve para gerenciar perdas de matéria-prima e produtos de fabricação própria, calcular o desperdício e identificar falhas de processo.

.

Resultado Operacional por Funcionário - Produtividade

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 100 dias

.

O cálculo de resultado operacional por funcionário informa ao empresário sobre os níveis de produtividade de sua equipe. A ferramenta pode ser utilizada de forma global ou direcionada a setores específicos. A partir da análise periódica dos resultados, é possível identificar alterações de desempenho, e necessidades dos setores, bem como estabelecer metas de produtividade, trabalhando para gerenciar a equipe com mais segurança.

.

Venda Mensal por Funcionário - Produtividade

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 100 dias

.

Com o cálculo sobre a venda mensal por funcionário a empresa obtém informações sobre a performance de sua equipe. A ferramenta pode ser utilizada de forma global ou com foco em setores específicos da loja, como mercearia, fabricação própria, delivery e lanchonete. A partir da análise periódica desses resultados, é possível identificar alterações de desempenho, e necessidades dos setores, bem como estabelecer metas de vendas por setor, por exemplo.

.

Produtividade no Atendimento

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 100 dias

.

Analisar a produtividade no atendimento é importante, principalmente para as empresas que oferecem serviços. A quantidade de clientes que cada funcionário pode atender por dia influencia diretamente a qualidade do atendimento. Por isso, é importante conhecê-lo para avaliar se a equipe está sendo produtiva, ou se precisa de reforços.

.

Produtividade na Indústria (Administrativo/ Financeiro)

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 100 dias

.

Para as empresas que oferecem produtos de fabricação própria, ter uma produção eficiente é essencial. Por isso, o cálculo da produtividade na indústria é importante, pois vai munir o empresário com informações sobre o setor. Essas informações, a seguir, devem ser usadas para guiar tomadas de decisão sobre a produção. Com isso, é possível obter um aumento na produtividade, a partir de ações realizadas pela gerência com base nos resultados apurados.

.

Produtividade por Setores da Indústria

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 100 dias

.

Em empresas que oferecem um amplo mix de produtos de fabricação própria, os setores costumam divergir entre si em relação à sua produtividade. Assim, o cálculo da produtividade por setores da indústria demonstra se cada setor está trabalhando de forma satisfatória, ou se precisa de ajustes. Essas informações devem ser usadas para guiar tomadas de decisão sobre a produção.

.

Análise de Indicadores

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 100 dias

.

O mercado está em constante movimento, e para estar inserido nele é preciso acompanhar sua evolução. Estar atento aos indicadores de qualidade, produtividade, faturamento e tantos outros é essencial para que a empresa trabalhe por objetivos realistas e concretos. Ao analisar de seus próprios resultados e compará-los com os resultados do setor, o empresário constrói uma imagem concreta do seu negócio e passa a ter um referencial que irá ajudá-lo a estabelecer metas e objetivos.

.

Construção de Plano de Metas através de Indicadores

Carga Horária: 16 horas

Prazo para Conclusão: 100 dias

.

Os indicadores são usados para medir o impacto das ações nas melhorias que acontecem na empresa. É necessário ter referências que orientem o empresário sobre como está a qualidade, custos, moral dos funcionários e produtividade. Esta ferramenta possibilita ter parâmetros para conhecer os resultados da empresa e permite definir metas compatíveis com nossas possibilidades.

.

Estratégia de Gerenciamento

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 45 dias

.

Gerenciar processos significa planejar o trabalho, executá-lo, verificar se há erros e fazer correções quando necessário. Implica em conhecer as ações (causa) que vão atingir determinado resultado (efeito) na empresa como um todo. Assim é possível eliminar problemas de forma definitiva, buscando resultados como planejamento, estabelecimentos de metas e conquista de melhores resultados operacionais e administrativos.

.

Direcionamento da Gerência

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 45 dias

.

O primeiro passo para o gerenciamento satisfatório da empresa é conhecer os processos e avaliar sua execução com frequência. A ferramenta de direcionamento da gerência é um guia para os gerentes, que tem como principais responsabilidades acompanhar o dia a dia da empresa e manter os processos em bom funcionamento.

.

Direcionamento da Gerência - Setor Administrativo

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 45 dias

.

O objetivo de direcionar a gerência no setor administrativo é guiar a gerência no controle dos processos deste setor, buscando uma administração eficaz, organização e melhores resultados.

.

Direcionamento da Gerência - Setor de Vendas

Carga Horária: 3h horas

Prazo para Conclusão: 45 dias

.

O objetivo de direcionar a gerência no setor de vendas é guiar a gerência no controle dos processos deste setor, buscando uma administração eficaz, organização e melhores resultados.

.

Direcionamento da Gerência - Setor de Produção

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 45 dias

.

O objetivo de direcionar a gerência no setor de produção é guiar a gerência no controle dos processos deste setor, buscando uma administração eficaz, organização e melhores resultados.

.

Mapeamento dos Processos Críticos - MPC

Carga Horária: 6 horas

Prazo para Conclusão: 45 dias

.

O mapeamento dos processos é uma técnica utilizada para entender de forma clara e simples como uma unidade de negócio está operando. Busca medir os processos existentes na empresa, levando à melhoria dos resultados com base no acompanhamento contínuo dos processos realizados.

.

Planejamento de Atividades

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

.

Planejar significa decidir antecipadamente o que fazer. Assim, o planejamento de atividades confere a possibilidade de poupar tempo e energia em investimentos que podem se transformar em grandes dores de cabeça. O resultado desejado é melhorar os resultados da empresa, através de decisões antecipadas sobre a administração do negócio.

.

Administração do Tempo

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

.

O verdadeiro segredo dos profissionais que mais realizam em suas atividades é a administração do tempo, a partir da administração satisfatória de si mesmos. Administrar o tempo é planejar, organizar e executar as tarefas no momento propício, esforçando-se ao máximo para não se distrair dos objetivos ao longo de cada dia. É importante lembrar que nos negócios, como na vida, resultados são construídos pouco a pouco, com esforço concentrado e contínuo, dia a dia. Pretende-se, pois, apresentar orientações para se definir uma agenda diária de tarefas, com ordem de prioridades e tempo a ser disponibilizado para cada uma, visando melhor aproveitamento do tempo de trabalho, mais eficiência e melhores resultados.

.

Agenda de Compromissos do Mês

Carga Horária: 3h horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

.

A agenda de compromissos do mês é uma forma resumida de visualizar as contas a pagar mensalmente, favorecendo a previsão de caixa e o cumprimento dos compromissos financeiros que não têm documentos correspondentes que possam lembrar os dias de pagamento (exemplo: INSS, conta de luz, aluguel).

.

Agenda de Compromissos da Semana

Carga Horária: 3h horas

Prazo para Conclusão: 23 dias

.

A agenda de compromissos da semana é uma forma resumida de visualizar todas as rotinas administrativas e operacionais a serem realizadas na semana. Essa atitude facilita a organização e previsão de tarefas, e favorece a conquista de bons resultados de trabalho a curto e médio prazos.

.

1. Das informações sobre os cursos

1.1. A Márcio Rodrigues & Associados não disponibiliza nenhum material físico, sendo o endereço eletrônico solicitado na hora do cadastro apenas para obtenção dos dados do aluno, de forma que nenhum material será enviado no endereço informado.

1.2. Os cursos online ficam disponíveis na conta do usuário em nossa plataforma Online pelo período correspondente ao curso, conforme consta na ementa do curso. Durante esse período, o aluno terá acesso ilimitado ao conteúdo HTML. O acesso também é livre aos vídeos, às apostilas e materiais complementares quando houver.

1.3. Após o período de conclusão oferecido pelo curso, o acesso ao conteúdo HTML do curso é bloqueado, sendo necessária nova aquisição para novo acesso às aulas do curso bem como ao suporte e arquivos do mesmo. A Márcio Rodrigues & Associados não comercializa cursos em DVD. Somente cursos no formato Online.

1.4. Os cursos compreendem vários módulos. Para conclusão do curso e emissão de certificado é necessário fazer o simulado referente ao módulo, com acerto mínimo de 60%. São oferecidas três chances de acerto.

 

2. Das informações essenciais dos cursos

2.1. É de responsabilidade do aluno, antes da aquisição dos cursos, a conferência de seu conteúdo disponível, bem como os itens (programa) disponíveis em cada módulo. O aluno poderá conferir se o conteúdo programático do curso atende suas necessidades de aprendizado antes de comprá-lo.

2.2. Os cursos estarão disponíveis em texto em HTML, podendo haver também vídeos, slides e imagens, arquivos para download, etc. É de responsabilidade do aluno conferir os formatos disponíveis no módulo.

2.3. O conteúdo do curso pode sofrer alterações com informações complementares, a fim de aprimorar a aprendizagem.

 

3. Da certificação

3.1. A Márcio Rodrigues & Associados possibilita a emissão de certificado sem quaisquer custos adicionais aos alunos.

3.2. O certificado é oferecido somente após conclusão do curso completo (com realização e desempenho mínimo de 60% dos simulados, de todos os módulos).

3.3. O nome impresso no certificado é o mesmo do cadastro. Dessa forma é inteira responsabilidade do aluno o cadastro correto de seu nome em nosso sistema.

3.4. Caso o aluno esteja participando de algum curso viabilizado através do patrocínio de alguma empresa, o certificado poderá fazer menção à empresa, seja constando o nome ou logomarca.

3.5. A carga horária impressa no certificado poderá ser consultada pelo aluno dentro de cada curso no item “Ementa” da descrição do curso. A carga horária é compreendida no tempo para leitura dos textos em HTML e realização dos simulados. Esse tempo compreende também acesso quando houver vídeos aulas, leitura das apostilas do curso, bibliografia complementar, assim como os materiais complementares.

 

4. Cursos livres

4.1. Nossos cursos são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto não necessitam de portaria de regularização. No entanto, os cursos são válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo.

Além disso, a lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional mostra que os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, que é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Esta mesma lei cita que não há exigência de escolaridade anterior para esta modalidade de ensino.

 

5. Das formas de pagamento

5.1. No momento da compra o aluno deverá escolher a forma de pagamento mais adequada, através do Pag Seguro. Essa plataforma de cobrança disponibiliza pagamento via cartão de crédito onde as compras podem ser parceladas de acordo com as condições descritas no site ou boleto bancário.

5.2. O aluno é responsável pelo preenchimento correto dos dados necessários no ato da compra, seja através de nossos intermediadores como em nosso sistema.

 

6. Do tipo de cobrança

6.1. A Márcio Rodrigues & Associados não cobra mensalidades aos alunos. Os valores exibidos em nossos sites são valores cobrados unicamente pelo período de uso dos cursos vigentes.

6.2. Caso o aluno opte por pagar parcelado no cartão de crédito, a quitação do débito parcelado é de responsabilidade do aluno e do Pag Seguro. Quaisquer reclamações ou consultas relacionadas a pagamento através cartão de crédito deverá ser feita diretamente com o Pag Seguro.

 

7. Das regras de parcelamento

7.1. As regras de parcelamento seguem as condições do Pag Seguro.

7.2. Só é possível parcelamento de compras feitas por cartão de crédito.

 

8. Dos prazos e aprovação

8.1. Compras feitas por boleto bancário

8.1.1. Para compras feitas através de boleto bancário, o prazo para compensação é de até três dias úteis, por conta da compensação bancária.

 

8.2. Das compras feitas por cartão de crédito

8.2.1. Para compras feitas pelo cartão de crédito o prazo será variável de acordo com os termos do Pag Seguro.

 

9. Da liberação dos cursos Online

9.1. Os cursos online são liberados para acesso mediante a comprovação do pagamento efetuado pelos meios citados nas cláusulas 9.1, 9.1.1, 9.2 e 9.2.1.

9.2. Para pagamentos através de cartão de crédito, a liberação do curso é automática e depende da aprovação da transação do Pag Seguro. Assim que uma compra é aprovada pela operadora, o pedido retorna o status de Completo para nosso sistema que automaticamente libera o(s) curso(s) online na conta do aluno.

9.3. Para pagamentos através de boleto bancário, a liberação do curso dependerá da compensação bancária.

 

10. Dos termos da operadora

10.1. Optando por pagamento através cartão de crédito, o aluno é responsável pelo cumprimento das cláusulas contratuais vigentes pelo Pag Seguro, não sendo a Márcio Rodrigues & Associados responsável por aprovação, cancelamento ou consultas relativas às transações entre o aluno, a operadora do cartão de crédito ou instituição bancária.

 

11. Das dúvidas sobre o curso comprado

11.1. Todas as dúvidas técnicas sobre os cursos já comprados devem ser encaminhadas através do email de contato localizado na parte inferior da página principal do EAD Márcio Rodrigues. O suporte estará disponível ao aluno pelo mesmo período de disponibilidade do curso Online.

11.2. As dúvidas serão respondidas por consultores especialistas da MR & Associados, administradores ou monitores da Márcio Rodrigues & Associados em um prazo de até 36h em dias úteis, contudo este prazo poderá variar de acordo com a complexidade da dúvida postada pelo aluno. Aceitando esses termos, o aluno estará ciente de que o prazo para resposta poderá variar de acordo com a complexidade da dúvida.

11.3. As dúvidas devem estar relacionadas ao conteúdo dos cursos. A postagem das mesmas deve conter o máximo de detalhes possíveis.

11.4. A equipe da Márcio Rodrigues & Associados sente-se no direito de não prestar o suporte caso a dúvida não tenha relacionamento com o curso.

11.5. O suporte a essas condições citadas acima só ocorrerão caso esteja explicitamente informado na descrição do curso.

 

12. Da política de privacidade e autoria

12.1. Os cursos online tem um bloqueio para download, podendo ser visualizados apenas dentro da plataforma de ensino da Márcio Rodrigues & Associados.

12.2. A Márcio Rodrigues & Associados não libera e não permite o download do conteúdo de cada curso. O aluno deverá estudar dentro de nossa plataforma Online durante o período de vigência de acesso ao curso.

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Márcio Rodrigues & Associados ®. Esta publicação é obra intelectual protegida pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998).

Proibida a reprodução ou distribuição, mesmo parcial, sem autorização escrita do detentor de direitos autorais.

12.3. É de inteira responsabilidade do aluno que adquiriu o curso de NÃO propagar o seu conteúdo sob pena de processo civil contido na lei nº ‘781278’12786’1 do artigo penal 12318231809.

 

13. Dos cursos gratuitos

13.1. Eventualmente, serão disponibilizados alguns cursos Online gratuitos que serão organizados em categorias diversas e também na categoria "Cursos gratuitos". Esses treinamentos não geram nenhum ônus aos alunos.

13.2. Os treinamentos gratuitos podem ser excluídos da plataforma sem aviso prévio.

 

14. Das condições das promoções

14.1. Aceitando esses termos, os usuários estão cientes de que a Márcio Rodrigues & Associados poderá fazer promoções relâmpago sem aviso prévio, determinando valores e porcentagens de desconto para quaisquer produtos comercializados em nossos sites.

14.2. Os cupons disponíveis nas ações promocionais não são cumulativos.

 

15. Condição Geral

15.1. O curso só é liberado após o Aceite dos Termos e Condições acima e Pagamento.

 

 

Seguem alguns membros do corpo técnico do EAD Márcio Rodrigues. Ao total o grupo é formado por mais de 60 consultores especializados em várias áreas do segmento de panificação, confeitaria e alimentação.

 

Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do ITPC, vice-presidente da ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da AMIPÃO.

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho.

 

  Ariane Soares

Ariane Soares é engenheira de alimentos.

Consultora da Márcio Rodrigues & Associados, com foco em gerenciamento de produção e padronização de processo em produtos panificáveis, massas, salgados, doces e refeições (linha gourmet). Experiência em implementação de técnicas de congelamento, em projetos de diminuição de custos de produção, gestão de matéria- prima e desenvolvimento de novos produtos. Responsável por cursos (5S, BPF, Manipulador de alimentos, processos em produção) para capacitação de profissionais da área de panificação, confeitaria e refeições.

 

Carolina Câmara

Carolina Câmara é administradora de empresas com especialização em Planejamento e gestão organizacional.

Consultora da Márcio Rodrigues & Associados especialista em gestão para o setor de Alimentação Fora do Lar, Panificação e Confeitaria. Atuando no segmento de alimentação fora do lar há mais de 15 anos.




 

  Eneida Junqueira

Eneida Junqueira é psicóloga com carreira desenvolvida em Gestão de Recursos Humanos e em Orientação Profissional. É formada em Coaching pelo Instituto Holos. Atua como consultora da Márcio Rodrigues & Associados nas áreas de RH, Programa de Qualidade e Excelência no Atendimento.

 

  Emerson Amaral

Emerson Amaral é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial.

Empresário do segmento de panificação, consultor estratégico da Márcio Rodrigues & Associados e diretor Técnico do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria – ITPC. Instrutor e consultor nas áreas Administrativo-Financeira, Planejamento Estratégico e Marketing e Vendas com mais de cinco mil horas de treinamento e mais de 10.500 horas de consultorias em pequenas e micro-empresas de 20 estados do país, através da Márcio Rodrigues & Associados. É membro da diretoria do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais.

 

  Gilda Lima

Gilda Lima é psicóloga, pós-graduada em Gestão Empresarial.

Consultora Empresarial com vivência clínica e enfoque em família por mais de dez anos. Atua em processos de sucessão familiar, planejamento estratégico empresarial, desenvolvimento pessoal e profissional de equipes e gestores e capacitação de equipes para melhoria de desempenho. Instrutora e consultora há mais de dez anos, atuando nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Ambiente e Atendimento ao Cliente e também, co-facilitadora nos cursos de formação da Márcio Rodrigues & Associados.

 

  Lionel Verstraelen

Lionel Verstraelen é Belga de origem, estudou Confeitaria, Sorveteria e Chocolateria na Association des Compagnons du Devoir (Associação dos Companheiros do Dever), em Paris, e há sete anos reside no Brasil. 

Ministrou cursos no SENAI de Belo Horizonte (MG) e atualmente divide seu tempo como consultor da Marcio Rodrigues e Associados, desenvolvedor na Padaria Le Bon Pain, palestrante e owner da Steigen Kombucha.

 



Entre em Contato

Pagamento

Formas de Pagamento

Site Seguro

Site Seguro