Cursos online preparatorio Controle de Movimentação de Mercadorias - Redução de Perdas (gerencial e operacional)

1. Política de Compras

A Política de Compras é um instrumento de definição das prioridades e de estruturação das regras para compras de mercadorias na empresa. Ao aplicar as ferramentas que a compõe, o empresário organiza o processo de compras e assim previne erros, desvios e desperdício de capital. Além disso, bem estruturada, a política de compras ajuda o empresário a definir os itens de matéria-prima e revenda, os fornecedores, os mark-ups e preços de cada produto e a estratégia de reposição de mercadorias.

 

2. Calendário de Fornecedores

A principal vantagem de se elaborar um calendário de fornecedores é o controle do processo por parte do empresário ou funcionário. Imprevistos como falta ou excesso de produtos, negociações desvantajosas, produtos vencidos que não são trocados, entre outros erros, passam a ser evitados. Isso porque o empresário pode escolhe seus fornecedores, define os limites da negociação com cada um, lista seus dias e horários de entrega, entre outros detalhes que garantem o controle do processo de compras.

 

3. Controle de Compras de Rotina

Este é um roteiro para orientar funcionários de apoio a receber produtos de rotina, o que libera o empresário ou gerente para desempenhar funções mais estratégicas. Isso aumenta a produtividade do empresário ou gerente geral, que ganha mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas da operação.

 

4. Cotação de Preços

É a verificação de preços e condições de pagamento dos produtos oferecidas por diferentes fornecedores. A intenção é comparar diretamente o preço e as condições de pagamento dos produtos, principalmente daqueles em que há muitas opções de fornecedor. O objetivo é encontrar a melhor compra para a empresa, em preço e prazo, a partir do conhecimento do mercado.

 

5. Pedido de Compras

O Pedido de Compras é o registro da negociação feita entre a empresa e seu fornecedor e deve ser utilizado principalmente para orientar o funcionário que irá receber as mercadorias de acordo com o que foi comprado. A ideia é garantir que a compra será entregue corretamente, e prevenir entregas erradas ou incompletas.

 

6. Controle para Atualização de Preços

Mesmo em empresas pequenas, a lista de itens vendidos pode chegar a três mil. Nesse contexto, o controle de atualização de preços garante que as no preço de produtos de revenda aconteçam adequadamente, garantindo que nada fique com um valor defasado ou alto demais, evitando as quebras por um motivo ou outro.

 

7. Controle de Recebimento de Produtos

Ao controlar o recebimento de produtos, a empresa passa a ter uma rotina de atendimento aos fornecedores no momento da entrega de mercadorias. É um controle fundamental para o bom funcionamento e lucratividade da empresa, que evita erros na entrega, desvios, falta de produtos, entre outras quebras.

 

8. Controle de Grupos Críticos

O Controle de Produtos Críticos é uma ferramenta de balanço a ser utilizada diariamente, entre os turnos de funcionamento da empresa. Com ela, é possível controlar de perto o estoque de produtos de alto valor agregado e muito sujeito a desvios, como revistas, cigarros e recargas de celular.

 

9. Gestão de Estoque

Controlar a movimentação das mercadorias, tanto de revenda como matéria-prima no depósito é uma ação que se torna mais bem realizada com a gestão do estoque. Com ela, evita-se ao máximo as quebras e perdas, controlando assim os custos variáveis. Se por um lado o excesso de estoque representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos.

 

10. Controle de Ruptura de Revenda

O Controle de Ruptura de Revenda é uma ferramenta em que permite à empresa monitorar seu abastecimento, sem deixar prateleiras e gôndolas vazias. Serve para medir a amplitude das rupturas de revenda em cada departamento, permitindo a sua redução ou eliminação. Com isso, controla-se a falta de produtos de revenda, fidelizando o cliente e lhe proporcionando a oportunidade de ter acesso ao produto e marca desejados.

 

11. Pesquisa de Preço na Concorrência

Pesquisar o preço na concorrência é uma ação estratégica de verificar se os preços praticados pela empresa estão competitivos em relação aos concorrentes. A pesquisa envolve preços utilizados e práticas do mercado concorrente e permite que o empresário desenvolva formas para lidar com a concorrência. Com isso, é possível realizar ações que garantam a fidelidade dos clientes no negócio.

 

12. Preço Ativador de Vendas

Quem são os ativadores de venda? São produtos que despertam a confiança do cliente no ponto de venda, de forma que ele se disponha a o valor indicado pela conveniência de encontrar determinado produto na loja. Entender como definir essa lista e o preço certo a ser colocado pode fazer grande diferença na relação dos clientes com a empresa, de forma que eles a tenham como referência de se encontrar aquilo que deseja, num preço justo.

 

13. Transferência Interna de Produtos

A transferência interna de produtos tem o objetivo de controlar a transferência de produtos da área de vendas para a produção bem como da produção para a área de vendas. Como resultado, se obtém melhor apuração do resultado operacional, principalmente dos custos variáveis e acompanhamento da movimentação de mercadorias internas.


Plataforma EAD GlobalEAD

Acesso do Aluno

Curso Controle de Movimentação de Mercadorias - Redução de Perdas (gerencial e operacional)

Público-alvo:

Interessados e pessoas atuantes em empresas de todos os portes com fabricação própria. Profissionais envolvidos na execução de tarefas as quais o conteúdo se aplica.

 

Objetivos:

- Organizar o processo de estoque e reposição de produtos de revenda e matérias primas.

- Controlar a movimentação de fornecedores dentro da empresa;

- Organizar e facilitar a delegação do recebimento de produtos aos demais funcionários;

- Comparar diretamente o preço e as condições de pagamento dos produtos, principalmente daqueles que têm muitas opções de fornecedor;

- Orientar e controlar a rotina do recebimento de mercadorias;

- Organizar o repasse de novos preços ao consumidor final;

- Medir a amplitude das rupturas de revenda em cada departamento, permitindo a sua redução ou eliminação;

- Orientar o empresário do papel da concorrência perante seu negócio;

- Despertar a confiança do cliente no ponto de venda;

- Controlar a transferência de produtos da área de vendas para a produção bem como da produção para a área de vendas.

 

 Módulos:

  1. Política de Compras
  2. Calendário de Fornecedores
  3. Controle de Compras de Rotina
  4. Cotação de Preços
  5. Pedido de Compras
  6. Controle para Atualização de Preços
  7. Controle de Recebimento de Produtos
  8. Controle de Grupos Críticos
  9. Gestão de Estoque
  10. Controle de Ruptura de Revenda
  11. Pesquisa de Preço da Concorrência
  12. Preço Ativador de Vendas
  13. Transferência Interna de Produtos

 

Estrutura do Curso:

Os módulos serão liberados para serem feitos livremente. Contudo, o certificado só é liberado após conclusão da leitura e dos simulados de todos os módulos.

 

Certificado de Conclusão: 

O certificado de conclusão será emitido em formato PDF aos alunos que obtiverem 60% de aproveitamento do treinamento mediante a realização de um simulado. 

 

Carga Horária:

40 horas

 

Prazo para Conclusão do Curso:

90 dias

Política de Compras

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Calendário de Fornecedores

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Compras de Rotina

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Cotação de Preços

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Pedido de Compras

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle para Atualização de Preços

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Recebimento de Produtos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Grupos Críticos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Gestão de Estoque

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Controle de Ruptura de Revenda

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Pesquisa de Preço da Concorrência

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Ativadores de Vendas

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Percepção de Preço pelos Clientes

.

Transferência Interna de Produtos

Professor: Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do Instituto Tecnológico – ITPC, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da Associação e  Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais – AMIPÃO.

 

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho. Entre estes, o Prêmio de Excelência Empresarial oferecido pelo Sebrae/MG e o Título Mérito Industrial concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e o Título Mérito Industrial, concedido pela Abip, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento da panificação nacional.

.

Política de Compras

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

A Política de Compras é um instrumento de definição das prioridades e de estruturação das regras para compras de mercadorias na empresa. Ao aplicar as ferramentas que a compõe, o empresário organiza o processo de compras e assim previne erros, desvios e desperdício de capital. Além disso, bem estruturada, a política de compras ajuda o empresário a definir os itens de matéria-prima e revenda, os fornecedores, os mark-ups e preços de cada produto e a estratégia de reposição de mercadorias.

.

Calendário de Fornecedores

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

A principal vantagem de se elaborar um calendário de fornecedores é o controle do processo por parte do empresário ou funcionário. Imprevistos como falta ou excesso de produtos, negociações desvantajosas, produtos vencidos que não são trocados, entre outros erros, passam a ser evitados. Isso porque o empresário pode escolhe seus fornecedores, define os limites da negociação com cada um, lista seus dias e horários de entrega, entre outros detalhes que garantem o controle do processo de compras.

.

Controle de Compras de Rotina

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Este é um roteiro para orientar funcionários de apoio a receber produtos de rotina, o que libera o empresário ou gerente para desempenhar funções mais estratégicas. Isso aumenta a produtividade do empresário ou gerente geral, que ganha mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas da operação.

.

Cotação de Preços

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

É a verificação de preços e condições de pagamento dos produtos oferecidas por diferentes fornecedores. A intenção é comparar diretamente o preço e as condições de pagamento dos produtos, principalmente daqueles em que há muitas opções de fornecedor. O objetivo é encontrar a melhor compra para a empresa, em preço e prazo, a partir do conhecimento do mercado.

.

Pedido de Compras

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O Pedido de Compras é o registro da negociação feita entre a empresa e seu fornecedor e deve ser utilizado principalmente para orientar o funcionário que irá receber as mercadorias de acordo com o que foi comprado. A ideia é garantir que a compra será entregue corretamente, e prevenir entregas erradas ou incompletas.

.

Controle para Atualização de Preços

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Mesmo em empresas pequenas, a lista de itens vendidos pode chegar a três mil. Nesse contexto, o controle de atualização de preços garante que as no preço de produtos de revenda aconteçam adequadamente, garantindo que nada fique com um valor defasado ou alto demais, evitando as quebras por um motivo ou outro.

.

Controle de Recebimento de Produtos

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Ao controlar o recebimento de produtos, a empresa passa a ter uma rotina de atendimento aos fornecedores no momento da entrega de mercadorias. É um controle fundamental para o bom funcionamento e lucratividade da empresa, que evita erros na entrega, desvios, falta de produtos, entre outras quebras.

.

Controle de Grupos Críticos

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O Controle de Produtos Críticos é uma ferramenta de balanço a ser utilizada diariamente, entre os turnos de funcionamento da empresa. Com ela, é possível controlar de perto o estoque de produtos de alto valor agregado e muito sujeito a desvios, como revistas, cigarros e recargas de celular.

.

Gestão de Estoque

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Controlar a movimentação das mercadorias, tanto de revenda como matéria-prima no depósito é uma ação que se torna mais bem realizada com a gestão do estoque. Com ela, evita-se ao máximo as quebras e perdas, controlando assim os custos variáveis. Se por um lado o excesso de estoque representa custos operacionais e de oportunidade do capital empatado, por outro níveis baixos de estoque podem originar perdas de economias e custos elevados devido à falta de produtos.

.

Controle de Ruptura de Revenda

Carga Horária: 4 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

O Controle de Ruptura de Revenda é uma ferramenta em que permite à empresa monitorar seu abastecimento, sem deixar prateleiras e gôndolas vazias. Serve para medir a amplitude das rupturas de revenda em cada departamento, permitindo a sua redução ou eliminação. Com isso, controla-se a falta de produtos de revenda, fidelizando o cliente e lhe proporcionando a oportunidade de ter acesso ao produto e marca desejados.

.

Pesquisa de Preço da Concorrência

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Pesquisar o preço na concorrência é uma ação estratégica de verificar se os preços praticados pela empresa estão competitivos em relação aos concorrentes. A pesquisa envolve preços utilizados e práticas do mercado concorrente e permite que o empresário desenvolva formas para lidar com a concorrência. Com isso, é possível realizar ações que garantam a fidelidade dos clientes no negócio.

.

Ativadores de Vendas

Carga Horária: 2 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

Quem são os ativadores de venda? São produtos que despertam a confiança do cliente no ponto de venda, de forma que ele se disponha a o valor indicado pela conveniência de encontrar determinado produto na loja. Entender como definir essa lista e o preço certo a ser colocado pode fazer grande diferença na relação dos clientes com a empresa, de forma que eles a tenham como referência de se encontrar aquilo que deseja, num preço justo.

.

Percepção de Preço pelos Clientes

Carga Horária: 1 horas

Prazo para Conclusão: 30 dias

.

Através de estudo, foram levantadas informações a respeito de como os clientes percebem os preços dos produtos que consomem nas padarias e supermercados. São informações relevantes para o momento da precificação.

.

Transferência Interna de Produtos

Carga Horária: 3 horas

Prazo para Conclusão: 90 dias

.

A transferência interna de produtos tem o objetivo de controlar a transferência de produtos da área de vendas para a produção bem como da produção para a área de vendas. Como resultado, se obtém melhor apuração do resultado operacional, principalmente dos custos variáveis e acompanhamento da movimentação de mercadorias internas.

.

1. Das informações sobre os cursos

1.1. A Márcio Rodrigues & Associados não disponibiliza nenhum material físico, sendo o endereço eletrônico solicitado na hora do cadastro apenas para obtenção dos dados do aluno, de forma que nenhum material será enviado no endereço informado.

1.2. Os cursos online ficam disponíveis na conta do usuário em nossa plataforma Online pelo período correspondente ao curso, conforme consta na ementa do curso. Durante esse período, o aluno terá acesso ilimitado ao conteúdo HTML. O acesso também é livre aos vídeos, às apostilas e materiais complementares quando houver.

1.3. Após o período de conclusão oferecido pelo curso, o acesso ao conteúdo HTML do curso é bloqueado, sendo necessária nova aquisição para novo acesso às aulas do curso bem como ao suporte e arquivos do mesmo. A Márcio Rodrigues & Associados não comercializa cursos em DVD. Somente cursos no formato Online.

1.4. Os cursos compreendem vários módulos. Para conclusão do curso e emissão de certificado é necessário fazer o simulado referente ao módulo, com acerto mínimo de 60%. São oferecidas três chances de acerto.

 

2. Das informações essenciais dos cursos

2.1. É de responsabilidade do aluno, antes da aquisição dos cursos, a conferência de seu conteúdo disponível, bem como os itens (programa) disponíveis em cada módulo. O aluno poderá conferir se o conteúdo programático do curso atende suas necessidades de aprendizado antes de comprá-lo.

2.2. Os cursos estarão disponíveis em texto em HTML, podendo haver também vídeos, slides e imagens, arquivos para download, etc. É de responsabilidade do aluno conferir os formatos disponíveis no módulo.

2.3. O conteúdo do curso pode sofrer alterações com informações complementares, a fim de aprimorar a aprendizagem.

 

3. Da certificação

3.1. A Márcio Rodrigues & Associados possibilita a emissão de certificado sem quaisquer custos adicionais aos alunos.

3.2. O certificado é oferecido somente após conclusão do curso completo (com realização e desempenho mínimo de 60% dos simulados, de todos os módulos).

3.3. O nome impresso no certificado é o mesmo do cadastro. Dessa forma é inteira responsabilidade do aluno o cadastro correto de seu nome em nosso sistema.

3.4. Caso o aluno esteja participando de algum curso viabilizado através do patrocínio de alguma empresa, o certificado poderá fazer menção à empresa, seja constando o nome ou logomarca.

3.5. A carga horária impressa no certificado poderá ser consultada pelo aluno dentro de cada curso no item “Ementa” da descrição do curso. A carga horária é compreendida no tempo para leitura dos textos em HTML e realização dos simulados. Esse tempo compreende também acesso quando houver vídeos aulas, leitura das apostilas do curso, bibliografia complementar, assim como os materiais complementares.

 

4. Cursos livres

4.1. Nossos cursos são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, portanto não necessitam de portaria de regularização. No entanto, os cursos são válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo.

Além disso, a lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional mostra que os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, que é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Esta mesma lei cita que não há exigência de escolaridade anterior para esta modalidade de ensino.

 

5. Das formas de pagamento

5.1. No momento da compra o aluno deverá escolher a forma de pagamento mais adequada, através do Pag Seguro. Essa plataforma de cobrança disponibiliza pagamento via cartão de crédito onde as compras podem ser parceladas de acordo com as condições descritas no site ou boleto bancário.

5.2. O aluno é responsável pelo preenchimento correto dos dados necessários no ato da compra, seja através de nossos intermediadores como em nosso sistema.

 

6. Do tipo de cobrança

6.1. A Márcio Rodrigues & Associados não cobra mensalidades aos alunos. Os valores exibidos em nossos sites são valores cobrados unicamente pelo período de uso dos cursos vigentes.

6.2. Caso o aluno opte por pagar parcelado no cartão de crédito, a quitação do débito parcelado é de responsabilidade do aluno e do Pag Seguro. Quaisquer reclamações ou consultas relacionadas a pagamento através cartão de crédito deverá ser feita diretamente com o Pag Seguro.

 

7. Das regras de parcelamento

7.1. As regras de parcelamento seguem as condições do Pag Seguro.

7.2. Só é possível parcelamento de compras feitas por cartão de crédito.

 

8. Dos prazos e aprovação

8.1. Compras feitas por boleto bancário

8.1.1. Para compras feitas através de boleto bancário, o prazo para compensação é de até três dias úteis, por conta da compensação bancária.

 

8.2. Das compras feitas por cartão de crédito

8.2.1. Para compras feitas pelo cartão de crédito o prazo será variável de acordo com os termos do Pag Seguro.

 

9. Da liberação dos cursos Online

9.1. Os cursos online são liberados para acesso mediante a comprovação do pagamento efetuado pelos meios citados nas cláusulas 9.1, 9.1.1, 9.2 e 9.2.1.

9.2. Para pagamentos através de cartão de crédito, a liberação do curso é automática e depende da aprovação da transação do Pag Seguro. Assim que uma compra é aprovada pela operadora, o pedido retorna o status de Completo para nosso sistema que automaticamente libera o(s) curso(s) online na conta do aluno.

9.3. Para pagamentos através de boleto bancário, a liberação do curso dependerá da compensação bancária.

 

10. Dos termos da operadora

10.1. Optando por pagamento através cartão de crédito, o aluno é responsável pelo cumprimento das cláusulas contratuais vigentes pelo Pag Seguro, não sendo a Márcio Rodrigues & Associados responsável por aprovação, cancelamento ou consultas relativas às transações entre o aluno, a operadora do cartão de crédito ou instituição bancária.

 

11. Das dúvidas sobre o curso comprado

11.1. Todas as dúvidas técnicas sobre os cursos já comprados devem ser encaminhadas através do email de contato localizado na parte inferior da página principal do EAD Márcio Rodrigues. O suporte estará disponível ao aluno pelo mesmo período de disponibilidade do curso Online.

11.2. As dúvidas serão respondidas por consultores especialistas da MR & Associados, administradores ou monitores da Márcio Rodrigues & Associados em um prazo de até 36h em dias úteis, contudo este prazo poderá variar de acordo com a complexidade da dúvida postada pelo aluno. Aceitando esses termos, o aluno estará ciente de que o prazo para resposta poderá variar de acordo com a complexidade da dúvida.

11.3. As dúvidas devem estar relacionadas ao conteúdo dos cursos. A postagem das mesmas deve conter o máximo de detalhes possíveis.

11.4. A equipe da Márcio Rodrigues & Associados sente-se no direito de não prestar o suporte caso a dúvida não tenha relacionamento com o curso.

11.5. O suporte a essas condições citadas acima só ocorrerão caso esteja explicitamente informado na descrição do curso.

 

12. Da política de privacidade e autoria

12.1. Os cursos online tem um bloqueio para download, podendo ser visualizados apenas dentro da plataforma de ensino da Márcio Rodrigues & Associados.

12.2. A Márcio Rodrigues & Associados não libera e não permite o download do conteúdo de cada curso. O aluno deverá estudar dentro de nossa plataforma Online durante o período de vigência de acesso ao curso.

 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Márcio Rodrigues & Associados ®. Esta publicação é obra intelectual protegida pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998).

Proibida a reprodução ou distribuição, mesmo parcial, sem autorização escrita do detentor de direitos autorais.

12.3. É de inteira responsabilidade do aluno que adquiriu o curso de NÃO propagar o seu conteúdo sob pena de processo civil contido na lei nº ‘781278’12786’1 do artigo penal 12318231809.

 

13. Dos cursos gratuitos

13.1. Eventualmente, serão disponibilizados alguns cursos Online gratuitos que serão organizados em categorias diversas e também na categoria "Cursos gratuitos". Esses treinamentos não geram nenhum ônus aos alunos.

13.2. Os treinamentos gratuitos podem ser excluídos da plataforma sem aviso prévio.

 

14. Das condições das promoções

14.1. Aceitando esses termos, os usuários estão cientes de que a Márcio Rodrigues & Associados poderá fazer promoções relâmpago sem aviso prévio, determinando valores e porcentagens de desconto para quaisquer produtos comercializados em nossos sites.

14.2. Os cupons disponíveis nas ações promocionais não são cumulativos.

 

15. Condição Geral

15.1. O curso só é liberado após o Aceite dos Termos e Condições acima e Pagamento.

 

 

Seguem alguns membros do corpo técnico do EAD Márcio Rodrigues. Ao total o grupo é formado por mais de 60 consultores especializados em várias áreas do segmento de panificação, confeitaria e alimentação.

 

Márcio Rodrigues

Márcio Rodrigues é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial. É sócio-proprietário da rede de padarias Pão da Serra localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, do grupo Boníssima também de Belo Horizonte e da Padaria Le Bon Pain de Cotia/SP. Atua como consultor no mercado de panificação, sendo CEO da Márcio Rodrigues & Associados, presidente do ITPC, vice-presidente da ABIP, Coordenador Nacional do PROPAN e vice-presidente da AMIPÃO.

Especialista em Gestão Empresarial com ênfase em Panificação, sua empresa já atendeu mais de 8.000 empresas de diversos portes e mercados, em todos os estados do Brasil e em outros países como Estados Unidos, México, Colômbia e China. Em 25 anos de experiência em projetos de intervenção, aperfeiçoamento, reestruturação de processos e gestão recebeu vários prêmios e condecorações pelo seu trabalho.

 

  Ariane Soares

Ariane Soares é engenheira de alimentos.

Consultora da Márcio Rodrigues & Associados, com foco em gerenciamento de produção e padronização de processo em produtos panificáveis, massas, salgados, doces e refeições (linha gourmet). Experiência em implementação de técnicas de congelamento, em projetos de diminuição de custos de produção, gestão de matéria- prima e desenvolvimento de novos produtos. Responsável por cursos (5S, BPF, Manipulador de alimentos, processos em produção) para capacitação de profissionais da área de panificação, confeitaria e refeições.

 

Carolina Câmara

Carolina Câmara é administradora de empresas com especialização em Planejamento e gestão organizacional.

Consultora da Márcio Rodrigues & Associados especialista em gestão para o setor de Alimentação Fora do Lar, Panificação e Confeitaria. Atuando no segmento de alimentação fora do lar há mais de 15 anos.




 

  Eneida Junqueira

Eneida Junqueira é psicóloga com carreira desenvolvida em Gestão de Recursos Humanos e em Orientação Profissional. É formada em Coaching pelo Instituto Holos. Atua como consultora da Márcio Rodrigues & Associados nas áreas de RH, Programa de Qualidade e Excelência no Atendimento.

 

  Emerson Amaral

Emerson Amaral é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial.

Empresário do segmento de panificação, consultor estratégico da Márcio Rodrigues & Associados e diretor Técnico do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria – ITPC. Instrutor e consultor nas áreas Administrativo-Financeira, Planejamento Estratégico e Marketing e Vendas com mais de cinco mil horas de treinamento e mais de 10.500 horas de consultorias em pequenas e micro-empresas de 20 estados do país, através da Márcio Rodrigues & Associados. É membro da diretoria do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais.

 

  Gilda Lima

Gilda Lima é psicóloga, pós-graduada em Gestão Empresarial.

Consultora Empresarial com vivência clínica e enfoque em família por mais de dez anos. Atua em processos de sucessão familiar, planejamento estratégico empresarial, desenvolvimento pessoal e profissional de equipes e gestores e capacitação de equipes para melhoria de desempenho. Instrutora e consultora há mais de dez anos, atuando nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Ambiente e Atendimento ao Cliente e também, co-facilitadora nos cursos de formação da Márcio Rodrigues & Associados.

 

  Lionel Verstraelen

Lionel Verstraelen é Belga de origem, estudou Confeitaria, Sorveteria e Chocolateria na Association des Compagnons du Devoir (Associação dos Companheiros do Dever), em Paris, e há sete anos reside no Brasil. 

Ministrou cursos no SENAI de Belo Horizonte (MG) e atualmente divide seu tempo como consultor da Marcio Rodrigues e Associados, desenvolvedor na Padaria Le Bon Pain, palestrante e owner da Steigen Kombucha.

 



Entre em Contato

Pagamento

Formas de Pagamento

Site Seguro

Site Seguro